A diferença de culturas empresariais entre a Volkswagen e a Ford veio ao de cima quando as duas marcas estabeleceram um acordo estratégico nas áreas dos veículos elétricos e comerciais. Enquanto o CEO da Ford necessitou apenas de 15 minutos para obter autorização para avançar, o processo na Volkswagen demorou mais de dois meses.
A parceria estratégica entre a Ford e a Volkswagen no domínio dos veículos comerciais e nos ligeiros elétricos de passageiros teve alguns contornos pitorescos, revelando as diferenças de cultura empresarial entre os dois construtores, segundo revelou recentemente o CEO da Ford, Jim Farley, durante o Congresso do Automotive News, realizado em Detroit.
Jim Farley contou com foi alcançado o acordo mais importante da Ford na Europa nos últimos anos ao juntar forças com a Volkswagen em diferentes projetos, incluindo veículos elétricos, tecnologia de veículos autónomos e veículos comerciais.
Segundo Jim Farley, as conversações com a Volkswagen tinham chegado a bom porto e a as duas partes tinham alcançado um entendimento. 15 minutos depois daquela reunião, Jim Farley telefonava ao seu interlocutor da Volkswagen e confirmava “estamos prontos”, mas recebeu como resposta um “Estás á brincar?”.
Entre 15 minutos e dois meses
O CEO da Ford recorda que só teve de ir pelo corredor até ao escritório o seu presidente do conselho de administração, Bill Ford, que lhe deu autorização para concluir o acordo com a Volkswagen, referindo que era o passo “correto”. Após ter recebido a concordância de alguns executivos da Ford, o construtor de Detroit estava pronta para fechar o acordo com a Volkswagen.
O construtor de Wolfsburgo, por seu lado, necessitou de dois meses para conseguir a autorização, segundo conta Jim Farley, não só da direção executiva, mas também das famílias Piech e Porsche, que controlam a Volkswagen, do estado federado alemão da Baixa Saxónia, que detém uma participação de 11,8% e tem 20% dos direitos de voto, e até do comité da empresa.
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O acordo foi oficialmente anunciado a 20 de junho de 2020, permitindo à Ford ter acesso à plataforma MEB da Volkswagen para a produção de veículos elétricos como o Explorer e o Capri, enquanto a Volkswagen Amarok e Transporter utilizam as mesmas bases da Ford Ranger e Transit Custom, respetivamente.