Volkswagen enfrenta processo por causa de comandos táteis

Diversos proprietários do Volkswagen ID.4 estão a processar a marca alemã, alegando que os botões táteis no volante são demasiado sensíveis. Acidentes e danos já foram registados.

A Volkswagen está a enfrentar uma ação judicial coletiva nos Estados Unidos da América (EUA) devido a queixas relacionadas com os comandos táteis do volante do SUV elétrico ID.4, fabricado entre 2021 e 2023.

A queixa, apresentada em Nova Jérsia por dois proprietários, acusa a marca alemã de equipar os seus veículos com controlos demasiados sensíveis, capazes de reativar inadvertidamente funções como o cruise control adaptativo.

O que está em causa

Segundo os documentos do processo, os comandos táteis (alegadamente demasiado sensíveis) terão provocado acidentes com danos materiais e físicos.

Um dos queixosos afirma que o seu Volkswagen ID.4 acelerou inesperadamente enquanto estacionava, depois da sua mão ter roçado num botão do volante.

De acordo com o mesmo, este episódio resultou em mais de 14 mil dólares de prejuízos (aproximadamente 12.900 euros, à taxa de câmbio atual) na parte inferior do veículo e ferimentos na sua mão.

Outro queixoso relatou ter embatido o seu ID.4 contra a porta da garagem, quando este acelerou subitamente durante uma manobra de estacionamento.

Há mais queixas

Embora apenas dois nomes estejam mencionados no processo, os advogados reuniram diversas queixas submetidas à Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA) dos EUA.

Os relatos descrevem situações semelhantes às já mencionadas, tal como situações de aceleração involuntária, mas também alegadas falhas no sistema de travagem de emergência e até ferimentos causados por colisões.

A maioria destes incidentes registados com Volkswagen ID.4 terão ocorrido em parques de estacionamento ou durante manobras de baixa velocidade.

Acidentes ligados ao Volkswagen ID.4

Entre estes, um caso registado em agosto de 2023 descreve como o condutor ativou inadvertidamente o cruise control ao libertar o volante enquanto o estava a virar, o que alegadamente provocou uma aceleração sem pressionar o acelerador.

Segundo o proprietário: “Ao sair de uma rua do bairro, virei o volante aproximadamente 180 graus para sair de um lugar junto ao passeio. Ao aliviar ligeiramente a pressão sobre o volante (para este regressar à posição ‘normal’), o meu polegar direito tocou no botão de ativação do cruise control (normalmente do lado esquerdo do volante). Como tinha usado o cruise control anteriormente, este reativou-se e o carro acelerou sem qualquer input no pedal. Felizmente percebi o que se passava e carreguei no travão para cancelar o cruise control”.

Já outro caso, registado em janeiro de 2024, afirma que “O carro já, por três vezes no último ano, avançou subitamente enquanto travava e estacionava. Da primeira vez passou por cima de um lancil e entrou num jardim. Pensámos que pudesse ser erro nosso, mas a minha esposa, que conduzia, nunca teve um acidente em 40 anos ao volante (…)”.

O processo acusa ainda a Volkswagen de violar as leis de garantia e de proteção do consumidor em Massachusetts e no Connecticut.

Os comandos táteis já estão a ser substituídos por comandos físicos nas propostas mais recentes da marca alemã, como resposta ao feedback recebido. No entanto, isso não parece estar a resolver a situação dos carros já em circulação, particularmente nos Estados Unidos.