Volkswagen e Ford confirmam parceria

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 Janeiro, 2019

Além do desenvolvimento conjunto de pick-ups e furgões, a parceria Volkswagen-Ford poderá também ser alargada às novas áreas da mobilidade

Depois de ter sido anunciada a meio de 2018 uma aliança estratégica para projetos futuros, a parceria Volkswagen-Ford foi agora confirmada no Salão de Detroit. Os dois gigantes da indústria automóvel unem esforços na produção de viaturas usadas principalmente na ótica profissional, os furgões e pick-ups, mas ponderam também juntar-se para o desenvolvimento de veículos autónomos e elétricos. Foi ainda confirmado que esta parceria Volkswagen-Ford não contempla qualquer partilha de participações accionistas entre as duas empresas.

 

Com os primeiros furgões e pick-ups desenvolvidos em conjunto a chegarem ao mercado em 2022, esta aliança trará diversos benefícios económicos, que derivam da partilha de plataformas, aquisição de componentes em maior escala e ainda a divisão dos custos de desenvolvimento. Segundo explicou a marca da oval azul, nos relatórios de contas de 2023 já deve começar a notar-se o impacto da parceria Volkswagen-Ford.

Relativamente às novas formas de mobilidade, está a ser ventilada a possibilidade da marca americana obter acesso à plataforma MEB, que será a base para os futuros elétricos da VW ID e também de outras marcas do grupo como a Skoda. Já no campo da condução autónoma o panorama é o inverso. Segundo tem sido difundido, a Ford poderá vir a fornecer futuramente acesso à nova arquitetura que será implementada a partir de 2021 nos primeiros modelos autónomos lançados pelo fabricante americano.

 

Fonte: Automotive Europe News, Ford e mais fontes