Com um historial iniciado em 1951, com o lançamento da primeira geração da Camper, a Volkswagen Veículos Comerciais já tem uma longa tradição no segmento das viaturas de campismo e a nova California, que acaba de ser apresentada no mercado nacional, promete não deixar os créditos deste modelo por mãos alheias.
A sétima geração da California tem por base a versão de chassis longo da Multivan, partilhando a plataforma modular de matriz transversal (MQB) do Grupo Volkswagen, o que permitiu a disponibilização de três tipos de motorizações: gasolina, com 204 cv; diesel, com 150 cv; e híbrida plug-in (e-Hybrid), com potência combinada de 245 cv. Esta última tem tração integral 4Motion, enquanto nas restantes motorizações a tração é dianteira.
Relativamente à sua antecessora, a nova California cresceu quase 27 centímetros no comprimento exterior para os 5,17 metros, mas a altura de 1,99 metros, com tejadilho rebaixado, é idêntica, permitindo o acesso à maioria dos parques de estacionamento subterrâneos.
A longa distância entre-eixos de 3,12 metros proporciona ainda mais espaço do que a California anterior. Com o tejadilho fechado, a altura interior é de 1,30 metros, mas quando o teto elevatório está aberto aumenta para os 2,11 metros.