Volkswagen California promete férias sobre rodas

A Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a mais recente geração da sua autocaravana California que promete oferecer férias ou escapadinhas sobre rodas, continuando a ser uma viatura que pode ser usada no dia-a-dia.

Com um historial iniciado em 1951, com o lançamento da primeira geração da Camper, a Volkswagen Veículos Comerciais já tem uma longa tradição no segmento das viaturas de campismo e a nova California, que acaba de ser apresentada no mercado nacional, promete não deixar os créditos deste modelo por mãos alheias.

A sétima geração da California tem por base a versão de chassis longo da Multivan, partilhando a plataforma modular de matriz transversal (MQB) do Grupo Volkswagen, o que permitiu a disponibilização de três tipos de motorizações: gasolina, com 204 cv; diesel, com 150 cv; e híbrida plug-in (e-Hybrid), com potência combinada de 245 cv. Esta última tem tração integral 4Motion, enquanto nas restantes motorizações a tração é dianteira.

Relativamente à sua antecessora, a nova California cresceu quase 27 centímetros no comprimento exterior para os 5,17 metros, mas a altura de 1,99 metros, com tejadilho rebaixado, é idêntica, permitindo o acesso à maioria dos parques de estacionamento subterrâneos.

A longa distância entre-eixos de 3,12 metros proporciona ainda mais espaço do que a California anterior. Com o tejadilho fechado, a altura interior é de 1,30 metros, mas quando o teto elevatório está aberto aumenta para os 2,11 metros.

A nova California é uma das poucas propostas do segmento a vir equipada, de série, com duas portas de correr laterais. Esta solução permitiu à marca alemã redesenhar todas as áreas, apresentando um conceito de três assoalhadas, beneficiando do espaço exterior rodeado pela natureza.

Conceito de três assoalhadas

A primeira assoalhada está localizada atrás dos bancos dianteiros reguláveis em altura e oferece um elevado nível de flexibilidade. Para uma utilização de lazer, os assentos ajustáveis permitem o transporte de pranchas ou de bicicletas. Se usada em atividades ligadas ao campismo, a área dos bancos pode ser rapidamente transformada numa área plana ou em lugares frente a frente para refeições ou jogos partilhados.

A segunda e terceira assoalhadas da nova California constituem verdadeiros terraços que se tornaram possíveis, graças às portas laterais deslizantes. A da direita proporciona um ponto de entrada e saída do lado do passeio, facilitando as as cargas e descargas. No parque de campismo realça a sensação de vida ao ar livre.

No lado do condutor existe uma segunda porta que possibilita o acesso do exterior à cozinha e ao frigorífico. Por esse motivo é provável que esta área seja usada para refeições ou para passar o serão, quase como um terraço.

Para maximizar a versatilidade, o toldo pode ser encomendado para o lado direito ou esquerdo do veículo. Se o lado da cozinha for usado para o toldo, por exemplo, pode ser montado um pano de sol à direita para abrir esta área para jogar ou ler à sombra.

Três versões

No mercado nacional, a gama California vai ser comercializada em três versões: Beach, Coast e Ocean. O nível de entrada é o Beach, que mais não é do que uma Multivan, com teto de abrir manual, oferecendo seis lugares individuais, numa configuração 2+2+2, e espaço para duas pessoas dormirem sob o teto de abrir, que pode ser aberto e fechado manualmente com um novo mecanismo fácil de operar. A cama de teto mede 2054 x 1137 mm em todos os modelos da nova California e está equipada com um confortável colchão e molas parabólicas de alta qualidade.

A California Beach recebeu homologação de passageiros, desde que equipada com motorização PHEV, e é Classe 1 nas autoestradas, desde que tenha identificador da Via Verde. O preço começa nos 67 692 euros, já com IVA.

O nível intermédio é assegurado pela versão Coast, com quatro lugares. O compartimento traseiro possui dois bancos individuais na traseira, uma kitchenette completa do lado do condutor e uma segunda bateria de autocaravana (um total de 2 x 40 Ah LiFePo). A kitchenette vem equipada com armários, lava-loiça e fogão a gás, mas é mais espaçosa do que a anterior California porque não se projeta tanto para a frente graças ao maior comprimento exterior.

Este conjunto traz muitas vantagens: continua a haver espaço para entrar e sair da porta deslizante à esquerda, os condutores maiores têm consideravelmente mais espaço para um ajuste ótimo do banco, o banco do condutor ajustável em altura pode agora também rodar completamente em 180 graus; e é criado espaço para o frigorífico, que abre para a frente como uma gaveta, como na Grand California. O frigorífico também pode ser operado a partir do exterior do veículo para carregar e descarregar o pequeno-almoço ou bebidas frescas.

A cama rebatível na zona de estar mede 1980 x 1060 mm. Quando rebatida, é extremamente estável, apoiando-se num dos bancos rebatidos à direita e num degrau integrado na kitchenette à esquerda. O California Coast tem homologação de autocaravana e o preço de venda ao público começa nos 82 600 euros.

O topo de gama da California é o Ocean, que relativamente ao Coast acrescenta apontamentos específicos, destacando-se o tecido exclusivo dos bancos Mélange Raven, fabricado a partir de material reciclado (as letras California são bordadas nos encostos dos bancos dianteiros), aquecimento dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, aquecedor de ar auxiliar, ar condicionado automático (Climatronic), uma grande caixa de arrumação no tejadilho por cima do compartimento de carga e iluminação de fundo na kitchenette.

O depósito de água doce de 28 litros nos modelos Coast e Ocean é agora cinco litros maior. Ambas as versões dispõem ainda de uma prática mesa exterior rebatível (que também pode ser utilizada no interior e como extensão da bancada de trabalho) e de uma tomada adicional de 230 volts com ligação à rede elétrica no exterior para uma placa de fogão elétrico. A California Ocean está disponível a partir de 89 169 euros.

Controlo digital

Com o objetivo de facilitar a vida dos utilizadores da California, a Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu uma central de controlo da autocaravana, podendo as funcionalidades ser acedidas através de um ecrã tátil de cinco polegadas localizada no pilar C no lado do passageiro da frente, através de smartphone ou do ecrã central do sistema de informação e comunicação. Este último também pode ser usado aceder a um mostrador de inclinação que permite nivelar a autocaravana.

A central de controlo fornece um conjunto alargado de informações como os  níveis de água limpa e residual, as funções de iluminação interior, incluindo iluminação de fundo, estado da alimentação elétrica, frigorífico e aquecedor auxiliar.

Além disso, a California pode ser alternada para o modo de Campismo no ecrã para desativar automaticamente as funções Coming Home e Leaving Home quando o veículo é aberto e fechado no parque de campismo, por exemplo.

A nova Volkswagen California já está em comercialização no mercado nacional e promete ser uma alternativa interessante para quem pretende fazer férias sobre rodas. As suas dimensões relativamente compactas relativamente a uma autocaravana tradicional e a altura com tejadilho em posição normal permitem o acesso a zonas históricas que restringem a entrada deste tipo de viaturas.

A rede de concessionários da Volkswagen Veículos Comerciais conta com pontos de venda e assistência especializados para autocaravanas para prestar um melhor apoio aos clientes.