Publicidade

Volkswagen Amarok volta a apoiar vigilância das praias portuguesas

Texto: Carlos Moura
Data: 7 de Junho, 2024

A Volkswagen Amarok volta a apoiar as operações de vigilância das praias do Instituto de Socorros a Náufragos na época balnear 2024, no âmbito projeto “Seawatch”.

Pelo 15º ano consecutivo, a Volkswagen Veículos Comerciais volta a apoiar as operações de vigilância e salvamento nas praias nacionais, levadas a cabo pelo Instituto Nacional de Socorros a Náufragos, através do fornecimento de 30 unidades da pick-up Amarok e duas ID.Buzz para apoio logístico.

A cerimónia oficial da entrega da frota ao Instituto de Socorros a Náufragos para apoio à época balnear de 2024 decorreu na praia da Torre em Oeiras, a qual foi presidida pela secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, e o Chefe de Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Gouveia e Melo. 

Através do projeto “Seawatch”, as pick-up Volkswagen Amarok permitem assegurar a vigilância motorizada nas zonas balneares onde não existem nadadores-salvadores, sendo este um ativo responsável no salvamento de veraneantes.

Nos 15 anos de parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos, as mais de 420 viaturas cedidas pela Volkswagen Veículos Comerciais já percorreram mais de 18 milhões de quilómetros.

Preparação específica

À semelhança de anos anteriores, as pick-up Amarok foram equipadas e preparadas para as operações de vigilância e salvamento, sendo operadas por militares da Marinha em serviço na Autoridade Marítima Nacional. 

Para o efeito, as viaturas contam com suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento, macas e luzes de emergência, bem como um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida. 

LEIA TAMBÉM
International Pick-Up Award. Saiba porque ganharam Ford Ranger e Volkswagen Amarok

As 30 pick-up Amarok serão distribuídas pelas capitanias de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Leixões, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Cascais, Lisboa, Setúbal, Sines, Lagos, Portimão, Vila Real de Santo António, Ponta Delgada, Horta e Porto Santo. 

Em 2023, a parceria entre a Volkswagen Veículos Comerciais e o Instituto de Socorros a Náufragos permitiu realizar o salvamento de 52 veraneantes, prestar 193 assistências de primeiros socorros e efetuar 16 buscas com sucesso de crianças perdidas.