Bosch Virtual Visor

Luz do Sol encandeia? A Bosch diz ter a solução!

Texto: Redação
Data: 7 Janeiro, 2020

Especialmente ao início e final do dia, a luz do Sol pode tornar-se um problema para os condutores. Consciente deste problema, motivo de muitos acidentes todos os anos, a Bosch acredita ter encontrado a solução: o Virtual Visor.

Presente na Consumer Electronics Show de Las Vegas, uma das mais importantes feiras de tecnologia em todo o mundo, a alemã Bosch deu a conhecer aquela que acredita ser a solução capaz de acabar, de uma vez por todas, com os acidentes automobilísticos por encandeamento do Sol – o Virtual Visor.

“Para a maioria dos motoristas em todo o mundo, a viseira, como sabemos, não é suficiente para evitar o brilho perigoso do sol – especialmente ao amanhecer e anoitecer, quando o sol pode diminuir bastante a visibilidade dos condutores”, afirma o presidente da Bosch Car Multimedia, Steffen Berns. Sendo que, o Virtual Visor agora apresentado, “muda a maneira como os condutores vêem a estrada.”

Mas, afinal, o que é o Virtual Visor?

Composto por um painel LCD e uma câmara de monitorização do condutor, o Virtual Visor vem substituir a vulgar pala pára-sol, que os automóveis possuem. E que, na sua forma mais tradicional, não só cobre o sol, como tapa também parte da visão.

Substituindo a tradicional pala pára-sol, o Virtual Visor delimita as zonas do rosto onde o Sol não deverá bater
Substituindo a tradicional pala pára-sol, o Virtual Visor delimita as zonas do rosto onde o Sol não deverá bater

Recorrendo igualmente à Inteligência Artificial, o Virtual Visor utiliza as imagens captadas pela câmara de monitorização do condutor, para, não só determinar a posição deste, como também localizar aqueles que são os pontos de referência no rosto – olhos, nariz, boca, etc. Detetando igualmente as respetivas sombras.

A partir daí e recorrendo a um algoritmo, o sistema analisa a visão do condutor, escurecendo, na tecnológica “pala”, apenas a secção do ecrã através da qual a luz atinge os seus olhos.

Para comercializar?

“Descobrimos no início do desenvolvimento que os utilizadores ajustam as suas viseiras solares tradicionais para projetar uma sombra nos seus próprios olhos”, explica o especialista da Bosch e um dos co-criadores do Virtual Visor, Jason Zink.

“Essa perceção foi essencial para ajudar a simplificar o conceito do produto e impulsionar o design da tecnologia”, conclui.

Nomeado para o galardão Best of Innovation dos CES 2020 Innovation Awards, resta agora aguardar para saber se, e quando, o Virtual Visor passará à produção e comercialização.