(Vídeo) Nissan IMQ Concept apresentado em Genebra

Texto: Filipe Bragança
Data: 5 Março, 2019

A marca japonesa revelou hoje no salão helvético o novo crossover híbrido da marca, o IMQ Concept.

Para além do bloco 1.5 l turbo a gasolina, no coração deste IMQ hibrido encontra-se uma motorização eléctrica desenvolvida e aprofundada através da tecnologia e-POWER disponível actualmente nos modelos Note e Serena, recordistas de vendas no Japão. Esta motorização produz uma potência máxima de 335 cc (250kW) e 700Nm de binário. A tracção integral distribuí-se através de motores que propulsionam cada roda de forma independente. Esta combinação é uma mais valia do IMQ em terrenos difíceis. Este protótipo traz ainda o sistema de assistência ao condutor ‘ProPILOT’, com capacidades de condução autónoma avançadas e a tecnologia ‘Invisible-to-Visible’ da marca.

Em termos estéticos este Nissan apresenta um design singular com linhas bem vincadas onde se destaca o pára-choques frontal bastante proeminente. Este concept assinala uma nova direcção na linguagem de design da marca, bem patente na grelha com a assinatura ‘V-motion’, que se funde verticalmente no capot.

Destaque para a porta da bagageira que se apresenta como uma peça única para toda a traseira, e para o comprido ‘spoiler’. As jantes de 22” estão equipadas com pneus personalizados Bridgestone Connect. Estes pneus ‘inteligentes’ comunicam informação para o condutor através da interface gráfica de utilizador. Os dados transmitidos incluem carga dos pneus, pressão, temperatura, aderência, desgaste e estado geral do pneu, que auxiliam os condutores a calibrar o veiculo.

A linguagem estética da carroçaria é transportada para o habitáculo onde as suas linhas vincadas sobressaem. Este interior apresenta quatro bancos individuais que assentam num piso que invocam a filosofia do exterior. O painel de instrumentos assenta sobre aquilo que a Nissan apelidou de uma ‘asa deslizante’ que se impõe sobre a consola central que se prolonga até aos lugares traseiros. Nota ainda para um pequeno ecrã secundário que aloja o assistente pessoal virtual deste veiculo, na parte superior da consola central.

Veja também:

As novidades do maior salão automóvel do mundo
Luxo elétrico: Lagonda All-Terrain Concept
Jaguar elétrico é carro do ano
Fiat Centoventi é dos mais belos em Genebra (com vídeo)

Partilhar