Vídeo: Drift em Goodwood… sem condutor a bordo!

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Julho, 2019

Vaughn Gittin Jr e a Samsung associaram-se para uma incrível exibição no Festival of Speed, em que um Lincoln conseguiu fazer drifts e subir a rampa sem que ninguém estivesse no seu interior

O futuro parece reservar-nos as mais loucas realidades no mundo da mobilidade. Seja carros autónomos, carros voadores e até, segundo parece agora, carros guiados à distância. Isso mesmo nos vieram apresentar em Goodwood a Samsung e o piloto Vaughn Gittin Jr, através de um “Regresso ao Futuro” com um automóvel da Lincoln.

A ideia-base é fácil de compreender. O condutor está equipado com um sistema de realidade virtual e, através dos óculos criados para esse efeito, dá as ordens à distância. Depois existem programas informáticos que transmitem os inputs para a viatura, através de uma ligação 5G, permitindo-lhe acelerar, travar ou mudar de direção. Para que seja possível ver o que estava em redor do Lincoln, eram usadas as câmaras de telemóveis da marca coreana, colocados no exterior.

Como o vídeo demonstra, isso permitiu andar a queimar borracha em Goodwood, e até subir a rampa local sem qualquer problema (algo bem diferente do Mustang autónomo que esteve o ano passado no Festival of Speed…). Como tal, até já se pode começar a imaginar uma nova profissão de futuro… condutor à distância!

Partilhar