(vídeo) Bugatti ‘La Voiture Noire’ de 16,5 milhões de euros.

Texto: Filipe Bragança
Data: 5 Março, 2019

Este Bugatti único é o automóvel mais caro da história.

Arrancou com estrondo o Salão de Genebra. Stephan Winkelmann, presidente executivo da marca francesa, anunciou a venda deste Bugatti por 16,5 milhões de euros, consagrando desta forma o carro mais caro alguma vez vendido. “O ‘Voiture Noire’ é mais que um interpretação moderna do Type 57 SC Atlantic de Jean Bugatti, é um festim de design”- afirmou Winklemann.

Esta edição partilha o mesmo chassis de outras edições exclusivas da marca de Molsheim desenvolvidas a partir do Chiron, como o Chiron Sport e o Divo. A ‘Viatura Negra’ apresenta-se mais comprida que as últimas edições especiais desta plataforma e, com a icónica linha em ‘C’, que flui desde o capot até à traseira, apresenta toda a sua inclinação para os clássicos. A ‘espinha dorsal’ que divide o óculo traseiro denuncia a homenagem ao icónico ‘Atlantic’, carro reconhecido internacionalmente pela sua beleza intemporal. O perfil deste Bugatti, faz lembrar o visor de um capacete, ao fluir ‘infinitamente’ para trás dos vidros laterais. O hiper-desportivo apresenta agora a atitude de um ‘Gran Tourer’, mais dedicado ao conforto em viagens longas.

Todos os componentes deste automóvel foram trabalhados à mão e, para a designer Etienne Salomé, “este Coupé representa a forma perfeita com um acabamento à medida do seu valor. “Trabalhámos arduamente durante longas horas até não conseguirmos melhorar nada mais” – sublinhou a designer. Destaque para as 6 (!) ponteiras de escape que adornam a traseira deste carro e que fazem lembrar órgão de uma igreja.

No coração deste ‘Voiture Noir’ está o icónico motor de 16 cilindros em ‘W’, único na indústria automóvel. Este bloco de 8 litros quad-turbo, idêntico ao encontrado no Divo ou nos Chiron, castiga a estrada com os seus 1.500 cavalos e 1.600 Nm. Apesar de não existir uma confirmação oficial, antes do inicio do Salão circulavam rumores de que Ferdinand Piëch, neto de Ferdinand Porsche e ex-presidente executivo do Grupo Volkswagen, terá sido o comprador deste Bugatti ‘La Voiture Noir’.

Veja também:

As novidades do maior salão automóvel do mundo
Pininfarina Battista supera os Fórmula 1
Roadster em pele de Coupé: Lamborghini Aventador SVJ Roadster
Primeiras imagens do Ferrari F8 Tributo

 

Fotos:netcarshow.com