Versatilidade desportiva: Nova Mercedes-AMG CLA 35 SB

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 Junho, 2019

Depois do A35 AMG, chega agora a Mercedes-AMG CLA 35 Shooting Brake, que combina as sensações mais desportivas com a elegância e versatilidade da carrinha

Capa da anterior edição da Revista Turbo, o nº 452, o Mercedes-AMG A35 veio ocupar o patamar entre as versões mais calmas do Classe A e o todo poderoso A45 AMG, de que se espera a chegada da nova geração a qualquer momento. Agora quem queira ir ao céu com as sensações desportivas do A35 mas precisa de um automóvel com maior versatilidade e capacidade de carga, chega a versão desportiva da CLA SB, a nova Mercedes-AMG CLA 35 Shooting Brake.

Design

Em termos estéticos são visíveis as alterações que confirmam a natureza mais musculada desta ‘wagon’. Na dianteira encontram-se a grelha AMG dividida por dois frisos cromados, o splitter e demais apêndices aerodinâmicos. Quando visto de lado, destacam-se as jantes de 18’’ (opcionais com 19’’) sobre os arcos das rodas mais volumosos, enquanto a retaguarda é caracterizada pelas duplas saídas de escape tanto na direita como na esquerda e o difusor integrado.

 

Com a ligação entre condutor e carro a ser feita através de um novo volante AMG Performance com botões específicos AMG, o “piloto” acomoda-se em bancos desportivos que apresentam uma combinação entre a pele sintética Artico e a microfibra Dinamica. Com contrastes a vermelho no cockpit que reforçam a atmosfera desportiva, destaque para a consola central AMG com comandos específicos para o ESP, modo manual da transmissão e do opcional AMG Ride Control.

Também na apresentação das informações é passado aos ocupantes o feeling de Affalterbach. Para tal, foram introduzidas novidades no MBUX, com informações adicionais e os modos Classic, Sport e Supersport para visualização. E podem ser obtidos dados como a medição das forças G e informações do motor (potência, binário e temperatura dos óleos do motor e transmissão). Além disso, para quem deseje levar esta carrinha para as pistas, a Mercedes-AMG CLA 35 Shooting Brake também contempla o AMG Track Pace e dados de telemetria.

Mecânica

Relativamente ao motor, temos um quatro cilindros turbo de 306 cv e com 400Nm disponíveis a partir das 3000RPM. As principais informações sobre este motor podem ser encontradas no artigo do A35 AMG, que também recorre à transmissão de sete velocidades específica de Affalterbach. Esta combinação permite atingir os 100 km/h em menos de cinco segundos (4,9 seg), com a função Race-start a permitir a todos comprovar isso.

 

O Mercedes-AMG CLA 35 Shooting Brake apresenta outras semelhanças com o hatchback mais potente da atual gama do Classe A. Como o controlo de tração 4MATIC com ‘assinatura’ AMG Performance, que permite alterar o comportamento desde a tração dianteira até uma repartição 50:50 entre os dois eixos. Também na suspensão repete-se a opção por uma arquitetura McPherson na dianteira e com quatro braços na retaguarda.

Como todos os condutores têm os seus humores, o Mercedes-AMG CLA 35 Shooting Brake procura adaptar-se aos diferentes estados de espírito. Para tal, permite escolher entre os modos de condução Slippery, Comfort, Sport e Sport+, e ainda permite com o Individual fazer configurações específicas. A mudança entre os vários modos de condução tem impacto no grupo propulsor (características do pedal do acelerador, passagens de caixa, sonoridade, etc), no AMG Dynamics (controlo de estabilidade e tração) e ainda no chassis (adaptando a suspensão).

 

Até ao momento ainda não existem informações sobre a chegada a Portugal da nova Mercedes-AMG CLA 35 Shooting Brake. Quando essa informação surgir, iremos atualizar o artigo.

 

Veja também:

Novo Mercedes-AMG A35 mostra-se pela primeira vez
Mercedes CLA SB – A carrinha aerodinâmica tem nova geração (com vídeo)
Mercedes CLA Coupé chega já no início de maio. Veja o video
Protótipo do Mercedes-AMG A45 em drift mode (vídeo)
Mercedes EQC chega em outubro por 78 540 €
Teste Mercedes Marco Polo: Quem precisa de hotel?