Mobieco

Vendas de carros elétricos crescem 150%

Texto: Nuno Fatela
Data: 23 Janeiro, 2019

Durante o último ano venderam-se mais automóveis de emissões 0 no nosso país do que em todos os outros anteriores em conjunto. Veja quem são os líderes nas vendas de carros elétricos em Portugal em 2018

Os dados finais do mercado automóvel nacional, publicados pela ACAP, permitem comprovar a crescente adesão dos portugueses à mobilidade elétrica. Ao longo de 2018 foram comercializados em Portugal 4073 automóveis com estas motorizações, o que significa desde logo um imenso salto comparativamente aos 1640 adquiridos ao longo do ano anterior. Mais especificamente, um salto de 148,4%.

 

Estes dados permitem ainda chegar a outra conclusão que torna ainda mais evidente o progressivo interesse dos condutores nacionais pelos veículos de emissões 0. Porque a ACAP revela que desde o ano 2000 foram transacionados no nosso país um total de 7721 automóveis elétricos. Ou seja, só em 2018 foram adquiridos mais automóveis destes do que em todos os outros anos anteriores. Numa tabela liderada pelo Nissan Leaf, veja na fotogaleria quais os modelos que integram o ranking das vendas de carros elétricos em Portugal em 2018.

1. Nissan Leaf (1593 unidades vendidas: +400,9%)
2. Renault Zoe (1305 unidades vendidas: +73,8%)
3. BMW i3 (365 unidades vendidas: +42,4%)
4. Smart ForTwo Eletric (220 unidades vendidas: +144,4%)
5. Citroën C-Zero (159 unidades vendidas: +3080%)
6. Smart ForFour Eletric (126 unidades vendidas: +168%)
7. Kia Soul EV (79 unidades vendidas: +31,7%)
8. Hyundai Ioniq eletric (74 unidades vendidas: +208%)
9. Volkswagen e-Golf (55 unidades vendidas: +27,9%)
10. Jaguar I-Pace (23 unidades vendidas: ano de estreia no mercado)
11. Nissan e-NV200 (18 unidades vendidas: ano de estreia no mercado)
12. Citroën e-Berlingo (16 unidades vendidas: +166%)
13. Hyundai Kauai Eletric (15 unidades vendidas: ano de estreia no mercado)
14. Volkswagen e-UP (14 unidades vendidas: -30%)

*Não existem dados relativos às vendas da Tesla em solo nacional pois a marca opta por não revelar esses dados.