A Tesla ainda é a marca de veículos elétricos mais vendida na Europa, mas a sua margem para a concorrência tem vindo a diminuir consideravelmente. De acordo com as estatísticas da ACEA - Associação de Construtores Europeus de Automóveis, as matrículas da marca fundada por Elon Musk registaram uma quebra de dois dígitos nos primeiros onze meses de 2024.
Entre janeiro e novembro deste ano, a Tesla vendeu 211 405 veículos na União Europeia, uma quebra de 15,2% face aos 249 265 unidades comercializadas em período homólogo de 2023.
Se as vendas nos primeiros onze meses deste ano estão longe de serem propriamente brilhantes para a Tesla, o panorama no mês de novembro ainda é mais sombrio com uma quebra de 40,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. As matrículas na União Europeia diminuíram de 31 810 unidades em novembro de 2023 para 18 786 no mês passado. A quota de mercado, por seu lado, recuou de 3,6% para 2,2%.
O cenário é semelhante quando se inclui os membros da EFTA - Islândia, Liechenstein, Noruega e Suíça - e Reino Unido. Nestes mercados, as matrículas da Tesla caíram 28,4% em novembro, de 36 563 unidades no ano passado para 26 191 unidades este ano, enquanto a taxa de penetração diminuiu de 3,4% para 2,5%.