Vendas da Tesla caem dois dígitos nos mercados da Europa

Nos primeiros onze meses de 2024, as matrículas da Tesla na Europa Alargada - União Europeia, EFTA e Reino Unido - baixaram 13,7% face a igual período do ano anterior, enquanto a taxa de penetração recuou de 2,8% para 2,4%. Mas as vendas totais de elétricos na Europa só caíram 1,4% no mesmo período.

A Tesla ainda é a marca de veículos elétricos mais vendida na Europa, mas a sua margem para a concorrência tem vindo a diminuir consideravelmente. De acordo com as estatísticas da ACEA - Associação de Construtores Europeus de Automóveis, as matrículas da marca fundada por Elon Musk registaram uma quebra de dois dígitos nos primeiros onze meses de 2024.

Entre janeiro e novembro deste ano, a Tesla vendeu 211 405 veículos na União Europeia, uma quebra de 15,2% face aos 249 265 unidades comercializadas em período homólogo de 2023.

Se as vendas nos primeiros onze meses deste ano estão longe de serem propriamente brilhantes para a Tesla, o panorama no mês de novembro ainda é mais sombrio com uma quebra de 40,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. As matrículas na União Europeia diminuíram de 31 810 unidades em novembro de 2023 para 18 786 no mês passado. A quota de mercado, por seu lado, recuou de 3,6% para 2,2%.

O cenário é semelhante quando se inclui os membros da EFTA - Islândia, Liechenstein, Noruega e Suíça - e Reino Unido. Nestes mercados, as matrículas da Tesla caíram 28,4% em novembro, de 36 563 unidades no ano passado para 26 191 unidades este ano, enquanto a taxa de penetração diminuiu de 3,4% para 2,5%.

Nas vendas acumuladas entre janeiro e novembro, as matrículas da Tesla na União Europeia, EFTA e Reino Unido baixaram 13,7%, de 327 635 unidades em 2023 para 282 692 unidades, enquanto o taxa de penetração encolheu de 2,8% para 2,4%. Só na União Europeia verificou-se uma diminuição da quota de mercado de 2,6% nos primeiros 11 meses de 2023 para 2,2% em período homólogo deste ano.

Mercado total desce menos

O recuo das vendas tem várias explicações. Uma delas pode ser atribuída às atitudes cada vez mais polémicas do seu fundador, Elon Musk, mas, também, à diminuição dos incentivos para aquisição de veículos elétricos. Alguns países europeus diminuíram os valores dos subsídios, enquanto outros simplesmente os eliminaram.

Não obstante a diminuição considerável as vendas da Tesla na Europa, a indústria de veículos elétricos não foi muito afetada. Considerando o volume total de veículos elétricos vendidos pela Tesla, as matrículas na Europa, EFTA e Reino Unido caíram apenas 1,4% entre janeiro e novembro de 2024 face ao mesmo período de 2023 e no mês de novembro até subiram 0,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Isto só pode querer dizer uma coisa. Os outros construtores aceleraram os seus esforços para diminuírem a diferença para a Tesla e os consumidores estão a mostrar-se recetivos às novas propostas que cada vez mais vão sendo lançadas.