Publicidade

Vêm ai mais Porsches puros

Texto: Nuno Fatela
Data: 3 de Outubro, 2017

O sucesso do Cayman GT4 e a elevada procura pelo novo 911 GT3 Touring Package ‘mostraram o caminho’ à marca alemã. A Porsche pretende agora lançar mais modelos destinados aos verdadeiros fãs de uma condução pura, sem que existam limitações na produção.

A Porsche foi uma das marcas que mais surpreendeu no Salão de Frankfurt, com a nova geração do Cayenne mas igualmente pela opção mais “pura” e sem limitações para o mítico 911, que ganhou um GT3 Touring Package. Seguindo os passos deste modelo e também os ensinamentos obtidos anteriormente com o Cayman GT4 de 2016, a prepara-se para lançar mais modelos “puros”. Essa informação foi agora confirmada pelo responsável pelos GT da marca, Frank Walliser.


Descubra também o nosso Ensaio ‘Porsche 718 Boxster – Alta Fidelidade’


“O GT4 mostrou-nos que existe procura por mais Porsches com uma condução pura de caixa manual. Este tema do ‘puro e simples’ é também um sucesso em outras áreas, como nas motas Scrambler e nas bicicletas só com uma velocidade”. Apesar do potencial, a ideia passa por não banalizar este ideal purista, pelo que não vão surgir estas opções para os 911 menos potentes. Walliser explica que “não funciona devido ao investimento. Um GT conduz-se dessa forma por causa de todos os componentes que mudamos na suspensão. E o investimento tem de ser compensado pelo preço. Não podemos fazer ‘downsize’ da ideia do que é um GT”.

Frank Walliser deu também indicações sobre um possível sucessor do Cayman GT4 de 385CV lançado em 2016. A decisão de avançar para esta opção de topo ainda não surgiu, embora ela esteja “muito perto” de ser tomada, e existe a certeza de que terá pelo menos um motor distinto se o projeto seguir para a frente. Apesar da nova geração Cayman, agora com o ‘718’ no nome, ter passado a contar com os motores de quatro cilindros, um possível GT4 contará sempre com um motor de seis cilindros, pois Walliser confirma que “não vamos fazer modelos de performance com quatro cilindros”.