Aparentemente existem loucos para tudo, e agora alguém decidiu gastar o seu tempo num projeto para bater o recorde de velocidade numa cabana. E podemos dizer que, se fosse em Portugal, já seria uma infração grave nas autoestradas…
A expressão levar a casa às costas ganhou um sentido muito mais vertiginoso agora, pois o britânico Kevin Nicks acaba de bater o recorde de velocidade numa cabana. É claramente uma ideia surreal a de colocar uma simpática casa de madeira sobre rodas e arrancar a todo o gás, mas essa foi a ideia que resultou agora num registo de 162km/h. Esta velocidade permitiu a Nicks superar o antigo registo máximo, que já lhe pertencia, por 21km/h, num feito anterior que pode encontrar explicado neste vídeo.
Esta história começou quando o recordista viu o seu VW Passat avariar, pelo que ele decidiu aproveitar a plataforma como base para esta cabana. Agora o original motor V6 2.8L foi trocado por outro bem mais potente e a diferença foi notória. Nicks optou por um bloco de 440cv oriundo de um Audi RS4 (aparentemente não será um motor original, pois a geração B5 tinha 380cv e a geração B7 um V8 FSI 4,2L de 420cv). O resultado é notório e permitiu elevar para novos patamares o recorde de velocidade numa cabana.
Esta façanha foi realizada num evento de velocidade numa famosa praia do País de Gales, Pendine Sands. Foi aqui que durante as décadas de 1920 e 1930 o famoso Malcolm Campbell levou por diversas vezes mais além os limites do mundo automóvel. Exemplos disso foram os seus recordes com o Bluebird, estabelecendo um registo de velocidade de 235km/h e cumprindo um quilómetro com uma média de 281km/h três anos mais tarde. Ao todo foram nove registos máximos alcançados entre 1924 e 1935. Mas em nenhum momento conseguiu ele um recorde de velocidade numa cabana…