Veículos elétricos: uma bateria para a casa?

O automóvel elétrico pode ser mais do que um simples consumidor de energia elétrica. Ele pode fornecer energia à rede pública ou doméstica e dessa forma reduzir significativamente a sua fatura de eletricidade

O sistema de abastecimento denominado “Vehicle to Grid” ou V2G consiste em colocar à disposição da rede pública ou doméstica a capacidade de armazenamento de energia a bordo de um veículo elétrico.

Como? Quando o carro elétrico está parado em casa, se puder estar ligado à rede e tiver o sistema V2G pode armazenar energia quando esta for excedentária e mais barata para depois ser usada nas deslocações diárias ou para ser devolvida à rede nas horas em que é mais escassa e cara!

Esta vocação da mobilidade elétrica já implantada nalguns países como o Japão torna o carro elétrico num meio de transporte de pessoas e simultaneamente de energia.

Infelizmente esta é uma funcionalidade que ainda não é usada em Portugal embora haja carros que possuam essa capacidade bidirecional de gerir a energia elétrica.

Fontes renováveis ajudam

Os veículos elétricos, desde que possuam capacidade V2G poderão contribuir como um serviço auxiliar de produção, onde a energia fornecida por estes é caraterizada por ter uma qualidade superior.

Desde logo porque a resposta é mais rápida e por estar disponível em pequenas quantidades e de forma distribuída.

Com o aumento das fontes renováveis em larga escala de que Portugal é um dos melhores exemplos na Europa (há meses em que a produção de energia elétrica com origem em fontes renováveis ultrapassa os 70%) mas cujo o carater sofre de alguma imprevisibilidade devido à sua caraterística intermitente, o V2G assume aqui um papel preponderante naquilo que consiste em equilibrar o sistema através do aumento das reservas e do armazenamento de energia.

A vantagem do armazenamento consiste em conseguir absorver os excessos de potência de geração que possam ocorrer, por exemplo, durante a noite onde o consumo de energia não é tão grande quanto durante o dia.

Sistema bidirecional

Para quem possui nas habitações a possibilidade de carregar o carro elétrico este é um sistema interessante, não só do ponto de vista da sustentabilidade energética como económica, uma vez que podemos gerir os fluxos de energia quando esta é mais barata.

O sistema é bidirecional, ou seja, o veículo elétrico é recarregado como é usual, mas pode fornecer também energia à habitação.

Se consideramos que o consumo diário de uma família de quatro pessoas ronda os 15 kWh/dia e que a generalidade das baterias possuem uma capacidade de armazenamento superior a 50 kWh e que em média as pessoas ao percorrer 60 km/dia só consomem uma ínfima parte dessa capacidade podemos ter uma noção das vantagens em possuir um carro com estas caraterísticas.

O veículo elétrico pode, portanto, atuar como um gerador doméstico de emergência perante uma possível falha na rede pública ou atuar como suplemento durante os períodos quando o consumo de energia é maior ajudando dessa forma a reduzir o custo da fatura energética.

O processo pode tornar-se ainda mais eficaz se aliarmos a isso a geração de energia com origem renovável.

Nesse caso, podemos eventualmente reduzir a zero os gastos com energia elétrica.

Um bom investimento

Para tornar essa função possível, o carro terá de se encontrar ligado a um sistema de controlo de potência a fim de permitir que a energia presente na bateria seja utilizada em casa.

Este sistema de controlo permite correr vários modos de operação, podendo a sua monitorização ser feita a partir de uma simples aplicação.

A energia é armazenada ou fornecida de forma automática, de acordo com a capacidade e o consumo da instalação.

No caso de fornecimento à rede pública é necessário que essa mesma rede possua capacidade de medir inteligentemente os fluxos de energia, para que seja possível, em cada instante o equilíbrio entre a oferta e a procura de energia e essa informação seja difundida em tempo real aos produtores e consumidores.

Em resumo a tecnologia V2G torna o automóvel num meio de transporte de pessoas e de energia. Esta é uma funcionalidade que pode tornar ainda mais interessante o investimento num carro elétrico.