Mobieco

Publicidade

Marca histórica na F1. Vanwall renasce também para a Mobilidade Elétrica

Texto: Francisco Cruz
Data: 18 de Janeiro, 2023

Hoje em dia um nome já esquecida da maioria dos consumidores, a Vanwall está a preparar o seu renascimento, desta feita, também como fabricante de automóveis elétricos de produção em massa. E cujo modelo de estreia, de nome Vanwall Vanderwell, acaba de ser oficialmente anunciado, inclusive, com preços!

Nascida como equipa de competição automóvel que acabou por granjear sucesso assinalável na Fórmula 1, durante a década de 50, e, nomeadamente, com Sir Stirling Moss ao volante, a Vanwall tem vivido tempos conturbados desde que deixou a competição, em 1961, mudando várias vezes de mãos, até que, em 2012, passou para a órbita da Sanderson International Marketing Ltd.

Entretanto e depois de, já em 2016, esta mesma empresa ter produzido e vendido uma réplica oficial do famoso Vanwall de F1 de 1957, seguindo-se, em 2020, a produção, por concessão à Hall & Hall, de seis veículos com as especificações do monolugar de 1958, eis que a marca britânica anuncia agora o seu renascimento, não apenas para a competição automóvel, mas também e pela primeira vez, para o mercado dos veículos elétricos.

O modelo de estreia da Vanwall aposta num design retro
O modelo de estreia da Vanwall aposta num design retro

Segundo noticia o site Motor1, a Vanwall prepara-se para avançar com a criação de um novo departamento de competição automóvel, através do qual participará no Mundial de Resistência (WEC) da FIA, ao mesmo tempo que promete afirmar-se como player no atual mercado automóvel.

De imagem retro

De resto e a afirmar esta última pretensão, a apresentação, para já apenas na forma de imagens de computador, daquele que promete ser o modelo de estreia do fabricante, o Vanwall Vanderwell. Basicamente, um familiar compacto 100% elétrico que, além de ostentar o nome do fundador da marca, promete chegar em duas variantes, Standard (S) e Plus.

LEIA TAMBÉM
Com motores Chrysler? Investidor quer ressuscitar histórica marca Bristol Cars

Apostando numa estética exterior assumidamente retro, da qual não deixam de fazer parte pormenores de modernidade, como é o caso do lábio inferior dianteiro, saias laterais e difusor traseiro em carbono, além da iluminação dianteira em LED, o Vanderwell conta, ainda, com jantes em liga leve douradas de 22 polegadas, revestidas a pneus de baixo perfil.

Mesmo com linhas algo quadradas, a Vanwall garante ter trabalhado no sentido de assegurar uma aerodinâmica optmizada, com base em soluções nascida no “mundo do automobilismo de competição”. Isto, ao mesmo tempo que e embora sem divulgar qualquer imagem, promete um interior revestido a materiais de qualidade, como é o caso da pele ou dos revestimentos em carbono.

Com potências a partir de 320 cv

No entanto, verdadeiramente impressionantes, são os números relativos ao trem de força 100% elétrico, com o fabricante a prometer uma potência a rondar os 320 cv na versão standard,  capaz de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 4,9 segundos, assim como uma autonomia a rondar os 450 km. Embora sem nada divulgar quanto às capacidades da bateria.

Ao que tudo indica, com uma configuração de dois motores elétricos, o Vanwall Vanderwell não só promete tracção integral, como potências combinadas que podem chegar aos 587 cv
Ao que tudo indica, com uma configuração de dois motores elétricos, o Vanwall Vanderwell não só promete tracção integral, como potências combinadas que podem chegar aos 587 cv

Já a versão Plus, promete uma autonomia ligeiramente menor, de apenas 420 km com uma só carga, ganhando, depois, na potência anunciada, que se fixa nos 587 cv,  e que deverá permitir acelerar até aos 100 km/h em 3,4 segundos. Sendo que, tal como o S, também Plus beneficia de tracção integral permanente, muito provavelmente, graças à utilização de dois motores elétricos dispostos nos eixos.

Apenas 500

Segundo o fabricante britânico, o objectivo, relativamente a este modelo de estreia, passa por fabricar apenas 500 unidades, as quais serão disponibilizadas através de venda direta ao consumidor, por intermédio de empresas-parceiras. 

A Vanwall tem previsto fabricar apenas 500 unidades do Vanderwell
A Vanwall tem previsto fabricar apenas 500 unidades do Vanderwell

A Vanwall diz ainda querer começar a entregar as primeiras unidades do Vanderwell durante o terceiro trimestre de 2023, divulgando, por isso e desde já, o preço base pelo qual o modelo estará disponível: 128.000 euros.

Valor que, diga-se, a empresa não deixa de qualificar de “extremamente competitivo”…