Última chamada para os Alfa Romeo Quadrifoglio a gasolina

A Alfa Romeo anunciou que vai deixar de aceitar encomendas para as versões a gasolina, Quadrifoglio incluído, do Giulia e do Stelvio na Europa. Apenas as versões a gasóleo continuarão disponíveis.

É o adeus oficial para as versões de motor apenas a gasolina do Alfa Romeo Giulia e Stelvio na Europa.

O fabricante anunciou que vai deixar de aceitar encomendas para as versões de motor 2.0 litros turbo, assim como as Quadrifoglio, com o seu bloco V6 de 2,9 litros biturbo. Apenas as versões de motor a gasóleo, com 160 e 210 cv, continuarão disponíveis para encomenda.

De acordo com um documento da marca acidentalmente divulgado, as encomendas para o Giulia Quadrifoglio encerram já a 30 de março, enquanto as do Stelvio Quadrifoglio seguirão o mesmo rumo, um mês depois, a 30 de abril.

Já as versões com o motor 2,0 litros turbo terão as suas encomendas encerradas a 31 de maio. Depois disso, com motor a gasolina, restará apenas o stock existente, sem contar com as versões com tecnologia híbrida.

A decisão foi motivada pelas normas de emissões europeias, uma vez que fabricante italiano não quer correr o risco de incorrer em multas avultadas pelo incumprimento de emissões.

Quadrifoglio continuará a existir, assim como o Stelvio e o Giulia

Ainda assim, não será o desaparecimento da icónica insígnia Quadrifoglio. Um porta-voz da Alfa Romeo disse, em declarações à Motor1 Itália: “[...] O Quadrifoglio foi, é e continuará a ser o símbolo das versões de alto desempenho da marca, e os novos modelos serão desenvolvidos numa plataforma multi-energia para estar em linha com as necessidades do mercado e a procura dos clientes”.

A retirada dos motores puramente a gasolina faz parte da nova estratégia da marca, que procura renovar a sua gama. Tanto o Giulia e o Stelvio vão receber novas gerações, ainda que numa nova plataforma e com motorizações diferentes.

O futuro Stelvio será o primeiro a chegar, com a apresentação prevista para o final do ano. Seguir-se-á o Giulia, esperado em 2026.

Ambos serão construídos com base na plataforma STLA Large, que a Stellantis concebeu como uma solução multienergias (vai acomodar motores elétricos, híbridos e de combustão).

O que também já se sabe, é que o futuro Giulia irá mudar de formas. Tudo indica que deixará de ser uma berlina e passará a ter uma silhueta de crossover.

  • Futuro Alfa Romeo Giulia vai mudar de formas

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