União Europeia

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UE pondera pacote financeiro para ajudar à compra de veículos não-poluentes

Texto: Redação
Data: 22 de Maio, 2020

A Comissão Europeia (CE) está a analisar a possibilidade de elaborar um generoso pacote financeiro de apoio à economia, o qual poderá chegar aos 100 mil milhões de euros. Sendo que, destes, acrescenta o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung, cerca de 20 mil milhões poderão servir de incentivos à aquisição de veículos menos poluentes.

Embora ambicioso, o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung também refere que, os detalhes deste novo plano económico, estão, no entanto, ainda por finalizar. Desde logo, por causa da falta de acordo entre os estados membros, relativamente à definição de “automóveis limpos”.

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De um dos vários lados da barricada, está, por exemplo, o ministro alemão dos Transportes, Andreas Scheuer, o qual tem procurado incluir, nesta definição, veículos com emissões até 140 g/km. Valor que, no entanto, fica muito acima da meta das 95 g/km já fixada por Bruxelas, para 2021, mas que, caso fosse aprovada, permitiria, por exemplo, que um Volkswagen Tiguan com motor de 150 cv, pudesse ser elegível para este subsídio.

No entanto, esta possibilidade foi já qualificada pelo lobby dos Transportes e Ambiente, como “completamente inaceitável”. Isto, ao mesmo tempo que, outras estruturas do género, defendiam que, a abrangência, tornaria ainda mais difícil a vida dos construtores automóveis, naquele que tem sido o seu esforço, no sentido de cumprir as metas já definidas, em termos de CO2.

Apesar de homologado com uma média de emissões de CO2 de 140 g/km, o Volkswagen Tiguan de 150 cv poderá ser um dos modelo a receber incentivos à compra, da parte da UE
Apesar de homologado com uma média de emissões de CO2 de 140 g/km, o Volkswagen Tiguan de 150 cv poderá ser um dos modelo a receber incentivos à compra, da parte da UE

De resto, também a chanceler alemã, Angela Merkel, veio já fazer depender a aprovação deste pacote de estímulo à economia, da real protecção do Ambiente. Posição subscrita também pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que,  em declarações públicas, defendeu que, “se for mesmo preciso aumentar a nossa dívida, a dívida que os nossos filhos vão herdar, então, o mínimo que podemos fazer, é utilizar o dinheiro para investir no seu futuro, enfrentando as mudanças climatéricas, reduzindo o impacto da nossa acção no clima, e não acentuando-a”.

Segundo o jornal, parte do plano da União Europeia tem por objectivo acelerar o desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativos, como forma de cortar nas emissões dos transportes rodoviários, recorrendo a fundos, também para construir dois milhões de postos de carregamento para veículos elétricos, até 2025.

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Entretanto e com as negociações a decorrer, um porta-voz da Comissão Europeia, revelou à Autonews Europe, que o novo “Plano Marshal” destinado a promover a recuperação económica da Europa, afectada pela pandemia de coronavírus, será dado a conhecer no próximo dia 27 de maio.