Publicidade

TVR regressa com Griffith V8 e EV em 2024

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Julho, 2022

A TVR deverá regressar ao mercado em 2024 com duas versões do Griffith, uma delas equipada com motor V8 da Ford e outra numa variante elétrica. 

A marca britânica de automóveis desportivos TVR deverá renascer em 2024 com o lançamento da versão de produção do Griffith V8, ao que se seguirá, seis meses depois, o Griffith EV.

A oferta da TVR será reforçada posteriormente com uma berlina elétrica e um SUV, embora o calendário para estes lançamentos ainda tenha de ser definido.

Em declarações à publicação britânica Autocar, o proprietário da TVR, Les Edgar, afirmou que marca irá implementar um plano de longo prazo para aproveitar as oportunidades de eletrificação e transformar a TVR numa marca global de automóveis de luxo.

Relativamente à longa gestação do renascimento da TVR desde a aquisição em 2013, Les Edgar recordou que o desenvolvimento do Griffith com Gordon Murray começou em 2014, tendo sido apresentado um protótipo de pré-produção em 2017. 

“Demorou mais tempo do que esperávamos, mas, agora, está tudo a postos para sermos bem sucedidos no futuro”, salientou o dono da TVR.

Griffith V8 com motor Ford

“Tivemos sempre o carro certo para o relançamento, baseado num conceito de engenharia desenvolvido pelo Gordon Murray e estamos preparados para o construir utilizando as suas práticas inovadoras de produção,” refere Les Edgar.

“Agora temos o investimento adequado e estamos no caminho para construir uma gama de veículos elétricos. Estamos preparados para começar a trabalhar na fábrica e começar a produzir para o lançamento em 2024”.

LEIA TAMBÉM
Saiba como é fabricado o TVR Griffith

O Griffith V8 será comercializado numa especificação quase idêntica à do carro apresentado no Festival Revival de Goodwood em 2017 e equipado com motor aspirado V8 da Ford de 5,0 litros, preparado pela Cosworth, com uma potência entre 450 e 500 cv.  A transmissão estará a cargo de uma caixa manual de seis velocidades.