Publicidade

Turbo Comerciais 48 antecipa as tendências no transporte

Texto: Carlos Moura
Data: 22 de Julho, 2022

A Turbo Comerciais 48, com mês de capa de junho / julho de 2022, já se encontra à venda nas bancas, mas também pode ser consultada digitalmente. As principais tendências e novidades do setor, e algumas exclusivas, podem ser acompanhadas na edição mais recente da revista, que já se encontra disponível.  

As mais recentes tendências no transporte estão em destaque na mais recente edição da Turbo Comerciais, com mês de capa de junho / julho de 2022, que já se encontra à venda nas bancas e também pode ser consultada em formato digital através desta hiperligação: https://issuu.com/turbofrotas/docs/turbocomerciais48

A eletrificação é indiscutivelmente uma das grandes tendências do mercado. Na área dos pesados, a MAN surpreendeu ao revelar uma versão elétrica a bateria da sua gama de camiões de longo curso com autonomia de até 800 quilómetros. 

Além do veículo também está em desenvolvimento um sistema de carregamento de alto desempenho e potência superior a 1000 volts que deverá ser uma realidade dentro de três anos.

Hidrogénio começar a ser realidade

Na área da eletrificação dos pesados, a Volvo Trucks, que já tem uma gama de camiões elétricos, decidiu apostar também na tecnologia da pilha de combustível alimentada a hidrogénio. Os primeiros protótipos já se encontram em testes. Mas não é só a marca sueca que tem vindo a investir neste tipo de soluções.

LEIA TAMBÉM
TST. Aquisição de 290 autocarros Iveco é o maior investimento em frota

A Daimler Truck também já anunciou que o protótipo Mercedes-Benz GenH2 Truck se encontra numa avançada fase de desenvolvimento, estando prevista a produção em série para 2027.

Nos comerciais ligeiros, a tecnologia da pilha de combustível já é uma realidade e tivemos a oportunidade de conduzir na Alemanha as primeiras unidades dos furgões médios a hidrogénio da Stellantis.

Ao contrário dos pesados, o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, Opel Vivaro-e Hydrogen e Peugeot e-Expert Hydrogen já estão a ser produzidos e em comercialização nos mercados onde já existe uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio.

Novos furgões elétricos

Na área dos comerciais elétricos a bateria, o mercado está a assistir à chegada de novas soluções com a mesma capacidade das versões de combustão interna e com uma autonomia maior.

 Entre as novidades destaque para as novas gerações do Renault Kangoo E-Tech e do Master E-Tech, assim como para a nova Ford E-Transit, que já pode ser encomendada. A este propósito, Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro Europa, concedeu uma entrevista exclusiva à TURBO COMERCIAIS, onde dá a conhecer as principais apostas da marca para a área dos comerciais.

Referência ainda para o lançamento nacional da mais recente geração do Fuso Canter, modelo produzido em Portugal para toda a Europa, assim como para a reportagem do Salão Nacional do Transporte, realizado no início de julho no Expocentro de Pombal, e que voltou a reunir o setor do transporte rodoviário de mercadorias.

Boas leituras.