Numa altura em que começamos a aproximarmo-nos do anúncio do Melhor Carro do Ano de 2020, desvendamos-lhe o nome daquele que, em nossa opinião, foi o Melhor Concept do ano que passou e ao qual decidimos atribuir o respectivo Turbo do Ano. Escolha que, até pelo impacto causado, não só no futuro da marca, como até no do próprio sector, acreditamos não deixar grandes dúvidas...
Etapa no desenvolvimento de um novo automóvel que acaba sendo, igualmente, um dos principais impulsionadores do Sonho materializado no Automóvel, os concepts são, também, um elemento vital no caminho a seguir pelo próprio sector. Anunciando, não raras vezes, de forma antecipada e até audaciosa, aquilo que veremos e com que circularemos, alguns anos depois, nas estradas do dia-a-dia.
Este parece ser, de resto, o caso do concept que decidimos eleger com o Turbo do Ano 2020. E que é, desde logo, uma espécie de antevisão, daquilo que será o futuro da marca que o criou, nos tempos que aí veem.
LEIA TAMBÉM
40 anos, 40 carros. Vote nos seus favoritos e ganhe prémios
Inserido naquele que é, hoje em dia, um dos segmentos mais populares do mercado automóvel - o dos SUV - e, ainda por cima, recorrendo, como fonte de propulsão, à já considerada energia da Mobilidade do futuro - a eletricidade -, o concept em questão junta, ainda, a tudo isto, uma nova filosofia de design. Com a qual o construtor espera conseguir vir a marcar, de forma tão indelével quanto com aquele que haveria de tornar-se "o rei dos SUV", o mercado.
Já adivinhou? É claro... falamos do Nissan Ariya!

Melhor Concept do Ano: Nissan Ariya
"Esguio e elegante, o Ariya redefine a filosofia de design da Nissan. Linhas simples, ainda que poderosamente modernas, apresentadas com o estilo marcadamente nipónico, dão forma ao conceito que a Nissan define como Futurismo Japonês Intemporal. A traseira baixa revela uma aproximação ao estilo SUV Coupé, enquanto a frente é dominada por um escudo. Ocupando o espaço da grelha tradicional, o escudo protege os equipamentos e sensores utilizados pela função ProPilot e chave inteligente. Ao centro desta proteção brilha o novo logótipo da Nissan, iluminado por 20 LEDs.
Livres dos constrangimentos associados aos motores térmicos, os engenheiros da Nissan criaram um dos habitáculos mais espaçosos da classe. O piso é plano, não há túnel central, e periféricos como o ar condicionado foram "empurrados" para a zona habitualmente ocupada pelo motor térmico, libertando espaço sob o tablier. Reduzidos ao mínimo indispensável, os botões capacitivos revelam-se no tablier quando o Ariya é ligado. Com tração dianteira ou integral, o Ariya vai ter duas baterias distintas. A bateria de 63 kWh (360 km de autonomia) está associada a uma Wall box de 7,4 kW, enquanto a bateria de 87 kWh (500 km) traz um carregador de 22 kW. Mas, talvez o mais importante é que ambos podem carregar 300 km de autonomia em apenas meia hora ligados a um carregador de 130 kW. Operação que pode ser efetuada sem restrições, graças ao sistema de arrefecimento por água da bateria."
O próximo Turbo do Ano 2002? Depois do design, a Melhor Tecnologia!