Publicidade

Turbo do Ano 2020. Revelamos-lhe o nome da Melhor Berlina


Data: 27 de Janeiro, 2021

Dando seguimento àquela que é já uma tradição, a sua revista TURBO atribuiu os seus galardões relativos a 2020, os Turbo do Ano, cujos vencedores temos vindo a revelar. Sendo que é chegado o momento de desvendar o nome da Melhor Berlina, chegada ao mercado no ano que passou.

Hoje em dia sem a projecção ou peso comercial de outros tempos, a verdade é que as berlinas continuam a ter o seu espaço. Ainda que, de forma expressiva, nos segmentos mais altos do mercado.

Acossadas, primeiramente, pelas carrinhas e, já mais tarde, pelos SUV e crossovers, as berlinas ou sedans, praticamente desapareceram dos segmentos com maior peso nas vendas. Subsistindo, principalmente, entre os fabricantes premium e, de forma ainda mais substancial, no ainda mais exclusivo grupo das propostas porta-estandarte – um clube muito restrito em que, reconheça-se, “menina (leia-se carrinha) não entra”… e “jovens” como os SUV ou crossovers, só mesmo com muito pedigree!

LEIA TAMBÉM
40 anos, 40 carros. Vote nos seus favoritos e ganhe prémios

Consciente desta realidade, a escolha da revista TURBO, no que à Melhor Berlina de 2020 diz respeito, acabou recaindo, sim, numa proposta exclusiva e porta-estandarte, mas também e principalmente, num verdadeiro hino à beleza. O qual, remetendo para alguns dos mais belos coupés da história do Automóvel, acabou contribuindo, igualmente, para o reforço do estatuto da marca no seio da qual nasceu – falamos, claro está, do BMW Série 8 Gran Coupé.

Estas são as razões para a sua escolha:

Melhor Berlina do Ano: BMW Série 8 Gran Coupé

“Após um interregno de 20 anos, a BMW volta a ter na sua gama um Série 8, agora com versão de quatro portas e Diesel, independentemente das polémicas subjacentes a essa solução energética. Para além deste motor de três litros e 320 cv a gasóleo (840d), existe ainda o motor de seis cilindros a gasolina do 840i com 340 cv. No topo da gama, o bloco de oito cilindros pode ter 530 cv, como 850i, ou 625 cv, como M8. Construído sobre a mesma plataforma do coupé, o Gran Coupé acrescenta 25 cm ao comprimento do primeiro. Mantém a configuração 2+2, mas oferece muito mais espaço aos ocupantes dos lugares traseiros. À frente é igual, quer tenha duas ou quatro portas.
Fruto de uma combinação vencedora de chassis e tecnologia, a dinâmica é de referência. Entre os recursos tecnológicos destacam-se o deferencial traseiro ativo, a suspensão adaptativa, as quatro rodas direcionais ou a tração integral xDrive. A coordenação de todas estas tecnologias potencia um comportamento desportivo superior ao de muitos GT nascidos como tal e tudo sem comprometer o conforto. No fundo, estamos perante uma versão desportiva do Série 7.”

Desvendado o nome da Melhor Berlina de 2020, fica, desde já, a promessa, de que, ainda hoje, ficará igualmente a conhecer o vencedor do Turbo do Ano para a Melhor Versão Desportiva de 2020!