Não apenas no sector empresarial, mas em todas as organizações, a Comunicação revela uma influência determinante, ao desempenhar um papel primordial no alcançar dos objectivos e do sucesso. É também por esse motivo que, num ano particularmente difícil como foi 2020, não podíamos deixar de atribuir o Turbo do Ano 2020 aquele que foi, em nosso entender, o melhor Director de Comunicação do sector automóvel, no ano que já lá vai.
Muito mais do que meros fabricantes de comunicados, press-releases e textos bem construídos, os responsáveis de Comunicação têm de ser, igualmente, gestores de crises, transmissores de notícias não tão agradáveis, primeiro rosto de decisões polémicas e muitas vezes difíceis de defender. Tudo isto, ao mesmo tempo que procuram ajudar os jornalistas e outros veículos de informação, a realizar, da melhor forma possível, o seu trabalho de fazer chegar a Informação ao público em geral.
Em 2020, ano particularmente difícil também para os responsáveis de Comunicação do sector automóvel, obrigados a viver uma realidade com a qual a grande maioria, se não mesmo a totalidade, nunca havia convivido, voltámos, mais uma vez, a eleger, aqui na Turbo, o profissional que, em nossa opinião, mais se destacou neste domínio. Ajudando-nos, com a sua acção, disponibilidade e contributo, a tornar mais fácil aquele que é dever de qualquer jornalista e orgão de Comunicação Social - informar. Apenas e só informar.
LEIA TAMBÉM
40 anos, 40 carros. Vote nos seus favoritos e ganhe prémios
Dono de um já longo percurso nesta área, e em particular na área automóvel, decidimos prestar o nosso reconhecimento ao director de Comunicação da Renault Portugal, Ricardo Oliveira. Um comunicador nato, além de um dos principais responsáveis, pela liderança de mais de duas décadas, que a marca francesa detém em Portugal.

Melhor Comunicação: Ricardo Oliveira
"O ano de 2020 deixou ainda mais claro que a Comunicação é e será sempre fulcral para qualquer empresa - não importa a forma que venha a assumir no futuro, ou o setor de atividade. Por detrás dos bons resultados está, inevitavelmente, uma Comunicação competente. É, por isso de elementar justiça sublinhar que a liderança de mais de duas décadas da Renault em Portugal não pode ser dissociada da forma como Ricardo Oliveira tem conduzido a Comunicação da marca. Pela nossa parte agradecemos o facto de "do outro lado" estar alguém que, como poucos, assume a missão de nos facilitar a vida."
Desvendada a Melhor Comunicação de 2020, despedimo-nos dos Turbo do Ano 2020, com a divulgação do último galardão: o Melhor Turbo do Ano/Prémio Carreira.