Exclusivo. Já guiámos as versões elétrica e PHEV da nova Transit Custom

Os arredores de Frankfurt foram palco para os ensaios dinâmicos da nova Transit Custom que guiámos em exclusivo nacional nas versões elétrica

Os arredores de Frankfurt foram palco para os ensaios dinâmicos da nova Transit Custom que guiámos em exclusivo nacional nas versões elétrica e híbrida plug-in. As novas propostas chegam ao mercado nacional no início de 2025 e final de 2024, respetivamente.

Após o lançamento da E-Transit, que recentemente recebeu uma nova opção de bateria com maior autonomia, a Ford Pro continua reforçar a sua oferta de veículos comerciais eletrificados para conseguir alcançar o objetivo de que metade das vendas de veículos novos tenham emissões zero em 2030.

Os mais recentes membros da família de comerciais eletrificados da marca norte-americana são a E-Transit Custom, a E-Transit Plug-In Hybrid e a E-Tourneo Custom. Até ao final do ano, a oferta será alargada com a introdução do E-Transit Courier e do E-Tourneo Courier.

As novas propostas dirigem-se essencialmente às pequenas e médias empresas, que representam cerca de 99% do tecido empresarial da União Europeia e são responsáveis por cerca de 50% do Produto Interno Bruto. 

Para apoiar a transição para a mobilidade elétrica, a Ford Pro decidiu lançar um ecossistema, que não só inclui o produto, mas também soluções de hardware, software, carregamento, financiamento, assistência e conversões, que podem vir já de fábrica ou efetuadas por uma rede de 200 transformadores certificados.

Nova plataforma

As novas versões da Transit Custom, elétrica a bateria e híbrida plug-in, utilizam a nova plataforma desenvolvida especificamente para a segunda geração deste comercial de dimensões médias, estando preparada para receber diferentes tipos de cadeias cinemáticas e sistemas de tração. 

Assim, enquanto a Transit Custom diesel e híbrida plug-in têm tração dianteira, já na variante elétrica a potência é transmitida às rodas traseiras. Além disso, a oferta contempla ainda versões com tração integral.

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Na E-Transit Custom e também na E-Tourneo Custom, a bateria está localizada por baixo da carroçaria, entre os eixos, não penalizando o compartimento de carga ou dos passageiros, respetivamente.

No caso dos furgões, o volume útil continua a ser de 5,8 m3 e 6,8 m3, nos derivativos com distância entre-eixos de 3,10 e 3,50 metros respetivamente. As dimensões exteriores também são iguais, com um comprimento de 5,05 metros ou 5,45 metros, respetivamente, uma largura de 2,03 metros (sem espelhos) e uma altura inferior a dois metros para possibilitar o acesso à maioria dos parques de estacionamento subterrâneos.

Três níveis potência

Basicamente, a E-Transit Custom é uma Transit Custom elétrica que partilha o ADN com a versão de combustão. E como a esta não faltam qualidades como foi reconhecido pelo júri do International Van of the Year que a distinguiu com o troféu relativo ao ano de 2024, a base é bastante prometedora. 

Os mais atentos poderão reparar nalgumas diferenças subtis no exterior como a ausência do tubo de escape, a letra "E" ao lado da designação do modelo e a porta de carregamento, situada no lado esquerdo do pára-choques dianteiro.

A principal alteração consiste naturalmente na linha motriz. A E-Transit Custom recebe uma bateria de 65 kWh, que está associada a um motor elétrico que está disponível em três níveis de potência, os quais variam em função da versão de equipamento escolhida. Nos níveis Trend e Limited vem com 100 kW (136 cv), a Sport 160 kW (218 cv) e a MS-RT 210 kW (285 cv).

Qualidade percecionada

A qualidade dos materiais utilizados a bordo é de excelente nível, designadamente os revestimentos dos bancos, os plásticos do painel de bordo e os acabamentos das portas. À semelhança da maioria dos furgões, a divisória metálica limita o ajuste do assento duplo do passageiro, pelo que tem de ir sentado numa posição mais direita. O condutor tem várias possibilidades de regulação que podem ser elétricas nas versões Sport e MS-RT. 

A Ford tem orgulho no seu volante cortado em baixo, o qual pode ser aberto no pacote opcional Mobile Office, transformando-se num suporte para tablet, podendo também ser utilizado como uma mesa de refeições ou de trabalho. Contudo, só pode ser utilizado quando o seletor da transmissão se encontra na posição P.

Em termos de conectividade, a E-Transit Custom está equipada com o sistema SYNC 4 da Ford, o qual se encontra associado a um ecrã tátil, cujo funcionamento é rápido e simples. Será de referir que a maioria das funções têm de ser ativadas através deste ecrã, incluindo, por exemplo, a seleção dos modos de condução (Eco, Normal e Sport) ou a função E-Pedal. 

A parte inferior do ecrã tátil apresenta alguns botões físicos para o desembaciamento do pára-brisas. O Apple CarPlay e Android Auto são de série.

Espaços para arrumação

O seletor dos modos de condução encontra-se numa simples alavanca atrás do volante, enquanto o travão de estacionamento elétrico está localizado no centro do painel de bordo, o que permitiu libertar espaço no meio da cabina. Os utilizadores têm ainda ao seu dispor duas entradas USB e uma tomada de 12V no centro do painel de bordo e suportes para copos.

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As portas possuem três espaços para arrumações e o painel de bordo conta com dois compartimentos abertos no topo. Por baixo do assento do passageiro também existe um compartimento do passageiro.

Equipamentos

A versão de acesso à gama é a Limited que inclui ecrã tátil de 13" com sistema SYNC 4, câmara traseira, ar condicionado automático, sistema Ford Pro Power Onboard, que permite a utilização do veículo como um gerador para fornecer energia a ferramentas ou mesmo para iluminação exterior.

A versão seguinte é a Trend, que acrescenta jantes de liga leve de 16", bancos com regulação elétrica, pacote de estacionamento, luzes LED, duas portas laterais, aquecimento lombar para condutor e banco duplo aquecido do acompanhante.

Passando à variante Sport, esta distingue-se exteriormente pelas duas listas verticais no capot, jantes de liga leve de 17" e spoiler traseiro. O interior recebe ar condicionado duplo.

O topo de gama da E-Transit Custom é a versão MS-RT, que adiciona um pára-choques dianteiro aerodinâmico, jantes de liga leve de 19" MS-RT, saias laterais rebaixadas, pára-choques traseiro desportivo com difusor integrado, spoiler traseiro de inspiração desportiva, capas dos espelhos e dos puxadores das portas em preto. pinças de travão em azul MS-RT, iluminação ambiente interior, volante aquecido em pele com pacote Office, carregamento por indução. 

Condução agradável

A Ford anuncia uma autonomia máxima de até 337 quilómetros para a E-Transit Custom. A entrada de carregamento está localizada no pára-choques dianteiro no lado esquerdo e com uma carga rápida de 125 kW é possível recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em 40 minutos. O carregador de bordo é de 7,4 kW, o que significa que uma carga completa demora cerca de 8h30m.

Em termos dinâmicos e à semelhança da sua congénere de combustão, o co mportamento da E-Transit Custom é bastante agradável. A versão ensaiada, Sport, tinha um lastro de 400 quilos no compartimento de carga, o que, em conjunto com o peso da bateria, ajuda o veículo a ficar colado ao piso. Mesmo nalgumas estradas menos boas alemãs, a suspensão não tem dificuldades em absorver as irregularidades e o rolamento é bastante bom.

A direção leve facilita as manobras em ambiente urbano, enquanto a câmara traseira e o espelho elétrico com vista permanente (opção) ajudam consideravelmente no estacionamento.

Três modos condução

A E-Transit Custom oferece três modos de condução: Normal, para o dia-a-dia; Eco, para ajudar a preservar a autonomia; Escorregadio, para melhorar o comportamento com piso molhado ou gelo.

Além disso também existe um modo de regeneração de energia durante as desacelerações que é ativado através do botão "L" na coluna da transmissão. A E-Transit Custom conta igualmente com o modo "E-Pedal" que permite conduzir apenas com o pedal do acelerador, mas esta opção tem de ser selecionada no ecrã tátil.

Em todas as configurações, a regeneração é significativa, mas está longe de ser particularmente inclusiva e contribui para otimizar a eficiência energética. 

Com 415 Nm de binário, todas as versões proporcionam uma aceleração rápida, especialmente a Sport e a MS-RT. A resposta do acelerador é suave e os travões são competentes, quando chamados a intervir.

Versão PHEV

A oferta da gama Transit Custom conta igualmente com uma versão híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV), cujo sistema é oriundo do Ford Kuga. A linha motriz compreende um motor a gasolina de 2,5 litros, de ciclo Atkinson com 100 cv com um motor elétrico, os quais desenvolvem uma potência combinada de 232 cv, e uma bateria de 11,8 kWh. A autonomia anunciada em modo elétrico é de 56 quilómetros. O consumo médio homologado em ciclo WLTP situa-se entre 1,4 l/100 km e 2,9 l/100 km.

Em funções das necessidades, a Transit Custom Plug-In Hybrid conta com quatro modos de condução: EV Now, EV Later, EV Auto e EV Charge.

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O veículo arranca normalmente em modo elétrico e quando a bateria atinge o seu estado de carga mais baixo, o sistema muda automaticamente para o modo EV Auto. Por outro lado, existe a possibilidade de obter a carga total da bateria, recorrendo ao modo EV Charge, passando o motor a funcionar como um gerador.

O motor de combustão também entra em ação quando se atinge uma velocidade de 100 km/h e o condutor não demora muito a se aperceber da situação, já que termina o silêncio a bordo, fazendo-se ouvir o ruído oriundo do compartimento por baixo do capot.

Os programas de condução da caixa de velocidades automática de variação contínua podem ser selecionados através de uma alavanca localizada e modo denominado L, que tem a função de aumentar a travagem regenerativa sempre que se alivia o pé do acelerador, para abrandar ou mesmo travar. Uma desaceleração mais forte permite aumentar a quantidade de energia recuperada e armazenada na bateria, alargando o potencial de autonomia elétrica.

A Transit Custom Hybrid Plug-In vai chegar ao mercado nacional no último trimestre deste ano e a E-Transit Custom no início de 2025.