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Trabalho de Casa: Construir um Civic híbrido com 600cv

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 de Outubro, 2018

Vale bem a pena andar na escola, especialmente quando nos é confiada a tarefa de fabricar um Honda Civic híbrido com 600cv que chega aos 100km/h em apenas dois segundos. A ideia passa por mostrar como pode ser um rallycross de nova geração.

Já nos habituámos a ser deslumbrados com os espetaculares projetos da Universidade de Clemson, e isso aconteceu novamente com o Deep Orange 9. Este protótipo dá seguimento à série Deep Orange, que já nos ofereceu modelos como uma pick-up criada a partir do BMW X4, mostrando um Honda Civic híbrido com 600cv, que combina o bloco a gasolina original, com 400cv, e dois motores elétricos com potência combinada de 200cv. Assim se atinge o número “mágico” dos 600cv, que permite chegar aos 100km/h em apenas dois segundos. Apenas para fiquem bem percétiveis as capacidades deste Deep Orange 9, os estudantes afirmam que ele é tão veloz como um carro de rallycross, podendo servir de inspiração para a futura geração de modelos desta competição.

Este projeto envolveu 19 alunos durante dois anos, que, para criar este Civic híbrido com 600cv, se inspiraram noutro bólide da Honda que combina combustão e eletricidade. E, já que o (super)carro em causa é o Honda NSX, seguramente não poderia haver melhor fonte de inspiração. O ponto de partida foi o sedan Civic, que devia ser trabalhado segundo duas premissas: máxima performance e menos emissões. A que se juntavam os objetivos de alcançar a mesma performance de um carro atual de rallycross mas com custos de utilização mais baixos. Tendo em conta que bastam dois segundos para chegar aos 100km/h e que os consumos são inferiores em 30% ao modelo original, bem podemos dizer que este é um projeto que merece ser premiado com 20 valores.

Mas os estudantes não se limitaram a alterar a motorização e a contemplar uma bateria, também introduziram sistemas que lhe permitem receber o máximo de energia. Para tal, foi integrada a travagem regenerativa como forma de alimentação adicional para a motorização híbrida. E, já que a ideia passava por conseguir que este Civic híbrido com 600cv tivesse as mesmas performances de um carro de rallycross, surgem ainda modificações como uma suspensão semiativa e a direção às quatro rodas.

Fotos: Clemson Deep Orange