A Toyota apresentou no Salão Automóvel de Pequim do ano passado um novo SUV elétrico que vai passar à produção na China como BZ3c e conta com uma “mãozinha” da BYD que fornece a bateria LFP e o motor elétrico. Resta saber se também virá para a Europa.
O novo SUV elétrico da Toyota, BZ3c, foi mais uma vítima das fugas de informação do Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação da China. Todas as marcas que querem a aprovação de um veículo para venda naquele país têm de submeter um pedido de certificação junto daquela entidade.
Só que toda a informação enviada, com as especificações e imagens, passa a pertencer ao domínio público na China, sendo impossível às marcas esconder as caraterísticas de design e técnicas dos novos veículos que pretendem homologar.
Segundo a informação submetida às autoridades chinesas, o Toyota BZ3c vai ter uma bateria LFP (lítio-fostato-ferro) da BYD, mas não revela dados quanto à capacidade. O motor elétrico é igualmente da BYD, transmitindo uma potência de 268 cv às rodas dianteiras.
Feito na China
O novo SUV elétrico da Toyota será produzido na fábrica FAW-Toyota em Tianjin juntamente com a berlina BZ3, outro modelo Toyota BZ comercializado apenas na China.
Apesar de ser fruto da parceria com a FAW, BYD e Toyota, este SUV elétrico tem uma linguagem de design semelhante ao de outros modelos da marca nipónica, sendo possível que seja disponibilizado na Europa, se as novas tarifas da União Europeia o permitirem.
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A plataforma do BZ3c não foi divulgada, mas como é produzido na mesma fábrica do BZ3 é mais que provável que utilize a mesma plataforma e-TNGA encontrada nos elétricos da Toyota.