A Toyota Professional faz a estreia absoluta no segmento dos grandes furgões com a gama Proace Max, que estará disponível em três comprimentos de carroçaria, três alturas de tecto, que permitem oferecer volumes úteis de carga de 10 m3 a 17 m3. A gama será proposta em duas motorizações diesel e uma elétrica com autonomia de até 420 km.
A Toyota Professional vai reforçar, a partir de novembro, a sua. família de veículos comerciais com a disponibilização da gama Proace Max, que se insere no segmento das 3,5 toneladas, a qual se vem juntar à Proace, Proace City e Hilux.
O novo Proace Max vem preencher uma lacuna da Toyota no segmento dos grandes furgões que representa 31% do mercado de veículos comerciais ligeiros na Europa. O novo produto poderá vir a contribuir para que a marca japonesa continue a aumentar as vendas no Velho Continente. Em 2003 foram comercializadas 140 mil unidades, um aumento de seis por cento face a 2022.
À semelhança do Proace e do Proace City, o novo Proace Max também resulta de uma parceria com a Stellantis, iniciada em 2016. Numa primeira fase, a gama será proposta no mercado nacional apenas no derivativo furgão e em seis modelos básicos, que resultam de duas opções de distâncias entre-eixos (3,45 metros e 4,04 metros).
Assim, o Proace Max será disponibilizado em três comprimentos exteriores (5413 mm, 5998 mm e 6363 mm) e três alturas (2253 mm, 2524 mm e 2764 mm). Estas combinações proporcionam um volume de área de carga de 10 m3 a 17 m3, com espaço suficiente para transportar até cinco europaletes.
Duas opções diesel e uma elétrica
Em termos de propulsão, a gama conta com uma versão elétrica a bateria, cujo motor desenvolve uma potência máxima de 200 kW (270 cv) e um binário de 410 Nm, enquanto a bateria de 110 kWh permite percorrer até 420 quilómetros entre carregamentos.
A bateria pode recuperar até 80% da capacidade em apenas 55 minutos quando se utiliza um sistema de carregamento rápido de 150 kW, ajudando a garantir que o tempo de paragem do veículo é minimizado.
Para otimizar a eficiência energética, o Proace Max conta com um sistema de travagem regenerativa, que capta a energia cinética gerada durante a desaceleração e a travagem e devolve-a como energia elétrica para carregar a bateria.
O condutor pode selecionar o seu nível preferido de travagem regenerativa utilizando as patilhas atrás do volante, estando disponíveis quatro níveis, que proporcionam diferentes graus de desaceleração quando o condutor levanta o pé do acelerador. Quanto mais elevado for o nível, mais rapidamente o veículo abrandará e maior será o nível de energia que será recuperada.
O veículo vem equipado um carregador de 11 kW AC a bordo para apoiar o carregamento em empresas e residências durante a noite ou quando estacionado por períodos mais longos; um carregador de 22 kW AC está previsto ser introduzido em 2025.
A Proace Max também está disponível com um motor diesel de 2,2 litros, que no mercado português será disponibilizado nos níveis de potência de 140 cv e 180 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades.
Ar de família
Apesar de manter as principais linhas dos restantes comerciais de grandes dimensões dos seus primos da Stellantis – Citroën Jumper, Fiat Ducato, Opel Movano e Peugeot Boxer – a Proace Max adota na secção frontal os principais elementos identificativos da Toyota, destacando-se o elemento superior na cor da carroçaria do furgão, que se estende em torno da grelha em preto mate até ao para-choques dianteiro na mesma cor. A assinatura em estrada é marcada pelo design dos faróis e faróis de nevoeiro dianteiros. Estes últimos têm uma função de curva para melhorar a visibilidade.
O habitáculo também não é muito diferente dos seus congéneres da Stellantis. O equipamento de série das versões diesel inclui um ecrã central a cores de cinco polegadas com um painel de instrumentos digital monocromático. A integração fácil do smartphone é fornecida através do Apple CarPlay e do Android Auto.
Por sua vez, as versões diesel mais equipadas e a elétrica recebem um sistema multimédia com um ecrã tátil de alta-definição de 10 polegadas. O conjunto de sistemas inclui um cartão SIM incorporado para aceder à navegação baseada na “cloud” com mapas em 3D e a vantagem de informações de trânsito atualizadas com base no feedback da comunidade.
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Outras caraterísticas incluem o reconhecimento de voz que responde a comandos de voz, Bluetooth e receção de rádio DAB. A instrumentação para o condutor é um ecrã digital a cores de sete polegadas atrás do volante.
A nova Proace Max beneficiará no mercado nacional de uma garantia de dez anos ou 185 mil quilómetros. Os preços ainda não foram anunciados. A comercialização arranca em novembro, estando previstas as primeiras entregues a clientes no primeiro trimestre de 2025.