Toyota Land Cruiser 70

Publicidade

Há 40 anos no activo. Toyota Land Cruiser 70 com produção esgotada até 2024!

Texto: Carlos Moura
Data: 6 de Maio, 2022

Um dos modelos históricos da Toyota, o lendário Land Cruiser 70, continua a ser fabricado, 40 anos após o seu lançamento. Sendo que, a produção prometer não abrandar, numa altura em que, pelo menos até 2024, já está tudo esgotado!

Lançado em 1984, o Toyota Land Cruiser 70 é um dos veículos mais antigos que ainda continua em comercialização e a produção está mesmo esgotada até 2024. A procura obrigou a marca nipónica a fazer algumas atualizações na estrutura da pick-up para cumprir as novas normas de impacto lateral na Austrália.

A lista de espera para é suficientemente longa para manter o Land Cruiser 70 em produção durante mais dois anos e segundo os cálculos de alguns concessionários australianos as entregas das encomendas mais recentes poderão ser satisfeitas em 2024.

A Toyota tem procurado aumentar a produção deste Land Cruiser 70, mas os problemas global na cadeia de abastecimento têm impedido a marca de concretizar esse objetivo.

A Toyota Australia também comercializa uma versão SUV do J70, equipada igualmente com um motor turbodiesel V8 de 4,5 litros, estando mesmo disponível uma versão mais luxuosa GLX com tração integral. A gama inclui ainda uma variante de trabalho com caixa aberta, o que significa que existe uma elevada disponibilidade de opções para um modelo tão antigo.

Robustez e fiabilidade

O sucesso do Land Cruiser 70 deve-se à sua robustez e fiabilidade, sendo quase indestrutível. Na eventualidade de surgir algum problema, este é fácil resolver. O preço é outro factor, já este modelo é proposto na Austrália a partir de 67.100 euros, enquanto a mais recente gama Série 300 começa a partir de aproximadamente 101 mil euros.

LEIA TAMBÉM
Lembra-se do Toyota Land Cruiser Série 70? Já acabou… mas ainda é vendido!

Será de referir que o J70 não é exatamente o mesmo veículo lançado há 40 anos. A Toyota introduziu algumas melhorias ao longo dos tempos e agora já vem com ar condicionado, ABS, vidros elétricos, cruise-control, ecrã tátil de 6,1” com Bluetooth. A versão GLX tem mesmo assistente de arranque em subidas.

Independentemente do nível de equipamento, o motor diesel do Serie 70 está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades que transmite a potência às quatro rodas motrizes. A versões WorkMate e GL têm cubos automáticos, enquanto o GLX possui bloqueio de diferencial.

De alguma forma, a versão moderna do Land Cruiser J70 é o Ineos Grenadier, já que os modelos mais recentes Land Cruiser, Mercedes-Benz Classe G e Land Rover Defender são bastante mais luxuosos e sofisticados do que os seus antecessores.