Publicidade

A pensar no renovado Land Cruiser? Toyota estuda a hipótese de híbridos diesel

Texto: Francisco Cruz
Data: 2 de Agosto, 2021

Até aqui centrada nos híbridos de base gasolina, para os seus modelos de passageiros, a Toyota pode estar a preparar a extensão desta tecnologia, também ao Diesel. Sendo que, um dos primeiros modelos a beneficiar desta nova solução, poderá ser o renovado Land Cruiser.

Hoje em dia uma solução utilizada, praticamente, apenas e só, pela Mercedes-Benz, que continua a manter a hibridização de base Diesel na sua oferta, esta opção técnica pode, no entanto, vir, ainda, a ser adoptada também pela generalista Toyota.

Com a procura pelos híbridos a continuar a crescer, em particular, na Europa, tendo mesmo e em determinadas alturas, ultrapassado já a procura pelo Diesel puro e simples, a marca nipónica parece ver, nesta opção, a solução ideal, nomeadamente, para modelos desde sempre com motores Diesel. Como é, por exemplo, o caso do enorme Land Cruiser, proposta todo-o-terreno 4×4 que, com o apertar da legislação anti-emissões, tem vindo a ser colocado perante um futuro cada vez mais negro, entre os clientes europeus.

Toyota Land Cruiser MY2021
Toyota Land Cruiser MY2021

Importa, também, dizer que, a notícia de que a Toyota estará a preparar o avanço para os híbridos Diesel, teve origem no próprio mercado doméstico da marca, o Japão, divulgada pelo site Best Car Web. O qual começa por garantir que a marca nipónica tem já planos delineados, para aumentar o número de propostas híbridas, o mais rapidamente possível.

LEIA TAMBÉM
Para 2021. Novo Toyota Land Cruiser vai estrear plataforma e caixa de velocidades

É, de resto, precisamente na sequência desta intenção – e é aqui que reside a maior novidade -, que surge a decisão de, juntar aos híbridos de base gasolina, motorizações híbridas com base em motores a gasóleo. Neste caso, para aplicação preferencial em modelos todo-o-terreno 4×4 de passageiros, assim como em veículos comerciais.

Embora, para já, sem confirmação oficial, a verdade é que a notícia parece ser, tudo. menos descabida. Já que, pode vir a permitir a manutenção, de alguns modelos maiores, nos mercados europeus, onde emissões desempenham, hoje em dia, um papel cada vez maior. Mas onde, os próprios consumidores destes modelos, estão há muito formatados para o Diesel.

Toyota Land Cruiser MY2021
Toyota Land Cruiser MY2021

Assim, resta aguardar para ver que evolução o caso pode tomar, especialmente, numa altura em que a Toyota acaba de lançar uma nova evolução do Land Cruiser… para já, nos Japão.