Toyota FT-Me quer ser a mobilidade sem limitações na cidade

Depois do Aygo, hoje em dia transformado numa espécie de crossover mais pretensioso, a Toyota desvenda novos caminhos para a mobilidade em cidade, desta feita, através de uma solução de micromobilidade. Com o nome FT-Me, este pode ser o próximo e mais forte rival do Citroën Ami.

O novo projecto de micromobilidade da Toyota foi apresentado durante o último Toyota Kenshiki Forum, que teve lugar em Bruxelas, Bélgica, com a marca nipónica a assumir, no entanto, que este é um projecto ainda em análise e sem garantia de passagem à produção… para já.

Ainda assim, a verdade é que, muito do caminho necessário para tornar-se realidade, foi já feito. A começar no know-how recolhido pela Toyota nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, em 2024, para os quais o maior fabricante automóvel criou, enquanto parceiro para a mobilidade, várias soluções inovadoras de transporte individual e colectivo.

Com menos de 2 metros e meio

Relativamente ao conceito agora mostrado, trata-se de um veículo compacto elétrico a bateria, de dois lugares, que, graças aos menos de dois metros e meio de comprimento, mostra, desde logo, uma vocação muito forte para os desafios da mobilidade nas grandes cidades. Inclusive, no que ao estacionamento  diz respeito, com o FT-Me a necessitar apenas de metade do espaço de estacionamento convencional, para parquear; e, apenas um terço, sempre que se trata de estacionamento perpendicular.

Com um design exterior que, diz a Toyota, é inspirado num capacete de um piloto de avião a jato, o FT-Me é construído com recurso a materiais que o tornam 90% reciclável, além de poder ser conduzido, tanto por condutores com carta de automóvel, como e alguns mercados da Europa, por jovens a partir dos 14 anos.

A somar a esta abrangência, promessas de uma elevada versatilidade, resultante, por exemplo, da possibilidade de retirar o banco do pendura, de forma a dispor de um espaço de carga com 1,6 m, mas também do facto de poder ser conduzido, inclusivamente, por condutores em cadeira de rodas, graças aos comandos exclusivamente manuais.

Elétrico, conectado... e seguro

Igualmente em prol de todo o tipo de utilizadores, a garantia, da parte da Toyota, de um veículo com funcionalidades de conectividade avançada, nomeadamente, a permitir uma integração sem limitações com smartphones. Com os quais se torna possível não só aceder ao veículo, como dispor de uma série de serviços complementares.

Quanto à segurança e embora a marca nipónica assuma nada ter ainda definido, a garantia de que este FT-Me poderá contar com um pacote de tecnologias adequadas à sua utilização e que assegurem, sem dificuldades, a segurança dos seus ocupantes.

Finalmente e no que diz respeito ao sistema de propulsão, a Toyota garante, desde já, que a solução 100% elétrica concebida para este microcarro consome três vezes menos energia por quilómetro do que um veículo elétrico a bateria de alta densidade, sendo que o FT-Me possui, ainda, uma “tecnologia de ponta de painéis solares no tejadilho, que pode carregar a bateria principal, adicionando 20 a 30 km de autonomia por dia, em ambientes urbanos”. E que, “dependendo das condições meteorológicas, elimina necessidade de ligação à corrente para muito utilizadores”.