A irreverência nas formas exteriores e a funcionalidade do interior destacam-se no concept de um crossover que a Toyota leva a Nova Iorque.
Considerando “natural” o desejo de se escapar das grandes cidades após uma jornada de trabalho para espairecer em perfeita harmonia com a natureza, a Toyota leva o crossover FT-4X concept até ao Salão de Nova Iorque como forma de mostrar novas soluções para estes momentos de evasão. Esta proposta conceptual, destinada primordialmente às gerações mais novas, é definido como um crossover de tração integral e com diversas funcionalidades únicas, aliadas a um design que recebe o nome de Rugged Charm (Charme Robusto).
Desenhado pelo estúdio da Toyota na California, o Calty, o FT-4X é referido como um modelo destinado à exploração “CasualCore”, em contraposição com as aventuras mais hardcore, respondendo às necessidades dos que decidem, sem aviso prévio, sair em busca do meio ambiente tanto em paisagens próximas como nos grandes parques naturais mais distantes. Além disso, destinando-se aos Millenials da geração Y, que preparam as suas viagens em locais como um parque de estacionamento ou numa garagem graças às novas soluções de conetividade, exigindo portanto ligação constante às redes sociais para escolher os seus destinos, a conexão ao mundo e a integração dos smartphones são outros elementos-chave do FT-4X concept.





















































Ou seja, estamos na presença de um crossover de utilização primordial em ambiente urbano mas destinado aos que desejam ser capazes de se aventurar em qualquer altura até grandes vias de trânsito para acederem, posteriormente, aos caminhos fora de estrada onde conseguem estar em perfeita simbiose com o meio ambiente. Para isso, a opção foi para a combinação entre dimensões compactas e soluções como a suspensão (MacPherson na dianteira e triângulos sobrepostos na retaguarda) e a tração integral, num modelo com um motor de quatro cilindros cuja potência não foi específicada.
Partindo da plataforma modular TNGA para o segmento C, o estúdio de design Calty afirma ter optado por um novo caminho para o desenvolvimento do crossover FT-4X, não indo do nariz para a traseira mas começando antes por desenhar a retaguarda do modelo. Procurando que ele espelhe diversão ao volante, encontramos uma traseira peculiar com formas que recordam um cofre, algo enfatizado pela grande secção central em cor branca.Além disso, a parte interior deste portão conta com compartimentos para manter produtos quentes e frio, consoante as necessidades dos alimentos ou outros objetos que transporte. Um design levou a iluminação para esguias faixas na lateral e no teto. Se nas laterais o principal destaque vai para a faixa negra atrás das portas posteriores, com o preto a surgir também para enfatizar as grandes cavas das rodas numa decoração bicolor entre o laranja e o branco, a dianteira segue também a mesma orientação cromática e concentra olhares na grande faixa alva onde surge inscrito o nome da Toyota e os grupos óticos.
O habitáculo foi pensado para ser uma caixa de ferramentas sobre rodas, ganhando para tal com grandes áreas e múltiplos compartimentos de carga abertos e com fecho, facilmente identificáveis pelas decorações a laranja e azul. O habitáculo encontra-se dividido em três áreas distintas, a “Clean Zone” na dianteira agraciada com acabamentos mais nobres, a “Wet Zone” preparada com materiais que resistem a todos os elementos e onde se pode entrar sem constrangimentos com botas enlameadas ou vestimentas cobertas de neve, e ainda uma generosa área de carga atrás dos ocupantes. De referir a existência de diversos ganchos para o acomodamento em total segurança de todas as bagagens e utensílios a levar na exploração da natureza, e o facto de se poder dormir confortavelmente após o rebatimento dos bancos traseiros, podendo recorrer ao saco-cama guardado entre os lugares dianteiros. A funcionalidade é ainda potenciada pela possibilidade de retirar a iluminação para servir de lanterna e o facto dos puxadores das portas traseiras poderem servir também como garrafas para guardar água.
Em termos estéticos o interior destaca-se pelas formas circulares e cilíndricas, encontradas por exemplo no compartimento de carga dianteiro, o volante e comandos nele integrados, no painel de instrumentos, painel central e na ventilação. Tratando-se de um modelo pensado para a Geração Y, a tecnologia também surge em destaque, com soluções como entradas USB nas portas posteriores e a interessante opção por um compartimento para acomodar o smartphone acima da instrumentação, que permite aceder à navegação e informações sobre o comportamento off-road do FT-4X através de aplicações específicas.