Celica de volta? Diretor da Toyota diz que sim

Depois de muita especulação e rumores, o regresso do Toyota Celica acaba de ser devidamente confirmado pelo diretor de tecnologia do fabricante japonês, Hiroki Nakajima.

O possível regresso de um antigo modelo icónico dá sempre que falar e a Toyota não é estranha a isso.

Depois de muitas insinuações e até demonstrações de interesse quanto ao regresso do icónico modelo, incluindo, tanto do Chairman da Toyota, Akio Toyoda, como do CEO, Tsuneji Sato, tudo indica que será desta feita que o modelo regressará.

A notícia é avançada pela Best Car, que aponta como fonte o Hiroki Nakajima, o chefe de tecnologia do construtor automóvel japonês.

“Vamos fazer o Celica”, terá dito Nakajima, em resposta a uma pergunta que lhe fora redirecionada por Akio Toyoda, quando questionado sobre o regresso do coupé, num evento decorrido durante as festividades do Rali do Japão 2024, no Estádio Toyota.

No entanto e logo em seguida, o diretor de tecnologia da Toyota apercebeu-se do descuido, acrescentando “pergunto-me se não há problema em dizer isto”.

Uma revelação nunca vem só

Durante o mesmo evento, o público também perguntou sobre a próxima geração do GR86 e, mais especificamente, se continuaria a ter tração traseira e se seria atmosférico ou turbocomprimido.

No entanto, a pergunta não terá tido uma resposta clara, com a publicação Best Car a avançar a resposta de Kazuya Oshima, piloto da Gazoo Racing, segundo a qual a equipa de desenvolvimento está “a trabalhar em várias coisas”.

Em declarações anteriores ao evento, a Toyota anunciou que está a desenvolver uma nova linha de motores a combustão de quatro cilindros, com cilindradas de 1,5 e 2,0 litros.

Ao que tudo indica, está previsto que a unidade de 2 litros seja turbocomprimida, enquanto a de 1,5 litros deverá ser atmosférica.