Os modelos 4×4 diesel da Toyota, Land Cruiser e Hilux, vão passar a poder utilizar um combustível sintético HVO100, que além de reduzir as emissões em até 90% oferece um ligeiro aumento da potência do motor.
Após o anúncio da Stellantis acerca dos testes com combustíveis sintéticos em 28 famílias de motores, a Toyota revelou que quer “salvar” os seus veículos 4×4 diesel, os quais passam a poder usar um gasóleo sintético, denominado HVO100.
Todos os veículos Toyota Land Cruiser e Hilux novos, fabricados a partir de fevereiro e janeiro de 2023, respetivamente, são compatíveis com um diesel sintético que permite uma redução das emissões de dióxido de carbono até 90% em comparação com um gasóleo convencional.
O HVO100 (óleo vegetal hidrotratado) é um biocombustível sintético, que consiste num óleo vegetal tratado com hidrogénio diluído a 100%, sendo obtido a partir de óleos alimentares reciclados, designadamente de colza ou de palma. Este combustível é compatível com qualquer motor diesel, não sendo necessário efetuar alterações técnicas.
Propriedades de combustão idênticas
Segundo a Toyota, a única modificação efetuada nos motores diesel de 2,8 litros dos seus veículos de todo-o-terreno consistiu num ligeiro ajuste do sistema de injeção de combustível.
A marca japonesa sublinha que as propriedades de combustão do HVO100 são idênticas aos do gasóleo convencional de origem fóssil e consegue-se mesmo obter um ligeiro aumento da potência máxima do motor, que, de série, desenvolve uma potência de 204 cv. A explicação reside num maior índice de cetano deste combustível sintético.
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O HVO100 tem ainda a vantagem de possibilitar uma combustão mais limpa, o que se traduz num menor consumo de AdBlue.
O HVO100 já está a ser utilizado por vários operadores rodoviários portugueses no âmbito de um teste piloto com biocombustíveis que está a ser conduzido pela Repsol.