Mobieco

Publicidade

Apesar do nome… estranho. Primeiro Togg T10X acaba de ser entregue

Texto: Francisco Cruz
Data: 5 de Abril, 2023

Modelo de estreia daquele que é o primeiro fabricante automóvel fundado e produzido na Turquia, a Togg acaba de entregar a primeira unidade do seu elétrico T10X… ao Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan. De resto e apesar das muitas dúvidas iniciais, o fabricante já garante que, encomendas não lhe faltam!

Sport Utility Vehicle 100% elétrico que o mundo ficou a conhecer no início de 2020,  o Togg T10X acaba, assim, de ultrapassar mais uma etapa, naquele que é o esforço de implementação do ainda jovem fabricante de automóveis, que, recorde-se, começou por construir automóveis sob licença de outras marcas. Mas que, a partir deste momento, passa a atuar, para já, apenas no mercado turco, com aquele que é o seu primeiro modelo em nome próprio.

Quanto à entrega da primeira unidade do T10X ao presidente da Turquia, trata-se de uma medida com forte simbolismo e que, de resto, já estava “anunciada” desde 2019. Altura em que, afirmou o Presidente Erdogan na cerimónia de entrega do carro, “fizemos o pedido de reserva de uma unidade Togg, a nossa nova marca automóvel nacional que nos deixa extremamente orgulhosos, ao entregar-nos, neste dia, o seu primeiro veículo inteligente”.

O casal presidencial da Turquia, a bordo do seu Togg T10X, com o líder da Togg no banco de trás.
O casal presidencial da Turquia, a bordo do seu Togg T10X, com o líder da Togg no banco de trás. Foto: Cortesia da Presidência da Turquia

“Espero que a Togg, um dos primeiro frutos do Século da Turquia, seja auspiciosa para a nossa nação”, concluiu, em declarações reproduzidas pelo site Carscoop, o governante.

De resto e mesmo tratando-se de uma marca ainda muito jovem, a verdade é que, pelo menos naquele que é o seu mercado interno, a Turquia, não deverá ter muitas dificuldades de afirmação.

LEIA TAMBÉM
O primeiro automóvel da Turquia chama-se ‘TOGG’

A demonstrá-lo, as notícias veiculadas pelo diário turco Daily Sabah, segundo as quais o fabricante conta já com mais de 177.400 pré-encomendas para este que é o seu modelo de estreia. E que, destaque-se, terão sido concretizadas em não mais do que 21 dias!

Fruto do elevado interesse, a Togg anunciou já um aumento da produção agendada para 2023, das anteriores 12.000 unidades, para 20.000.

Um SUV, duas motorizações

Relativamente ao T10X que já começou a ser da linha de montagem, a Togg já havia revelado a intenção de comercializá-lo com duas motorizações distintas.

Uma primeira, com um só motor elétrico, montado sobre o eixo traseiro, e a debitar 221 cv e 350 Nm de binário, sendo que, os clientes podem escolher entre dois tamanhos de bateria, a garantirem autonomias que variam entre os 314 e os 325 km. Independentemente da bateria, esta versão de arranque deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos.

Os primeiros Togg T10X a saírem da linha de montagem. Foto: Cortesia da Presidência da Turquia
Os primeiros Togg T10X a saírem da linha de montagem. Foto: Cortesia da Presidência da Turquia

Em outubro de 2023, deverá chegar a segunda motorização, equipada com dois motores elétricos, a garantirem em conjunto uma potência combinada de 441 cv e 700 Nm de binário. Valores com os quais o T10X deverá acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8s, ao mesmo tempo que consegue carregar entre 20 e 80% da capacidade da bateria (de tamanho ainda desconhecido) em apenas 30 minutos.

Também para a Europa?

Apesar de cumprido mais este passo, a Togg ainda não revelou se, tanto o T10X, como o segundo modelo já prometido, um sedan que foi igualmente desvendado aquando da apresentação do SUV, em 2020, chegarão a ser comercializados na Europa Ocidental.

Recordar que a Togg é resultado de um consórcio de cinco empresas turcas, a que foi dado o nome de Automobile Iniciative Group of Turkey. Quanto à produção, é levada a cabo em conjunto com a União das Câmaras e Bolsas da Indústria da Turquia (TOBB)