Publicidade

The Enverge, o SUV elétrico extravagante em Detroit

Texto: Miguel Policarpo
Data: 16 de Janeiro, 2018

A Guangzhou Automotive Company (GAC) reservou para o Salão de Detroit a revelação do The Enverge, um protótipo peculiar de um SUV elétrico.

O fabricante chinês GAC tem a intenção de entrar no mercado dos EUA e já vai recolhendo impressões impressões no Salão de Detroit. Apresentando o The Enverge, um SUV elétrico extravagante, a marca mostrou a sua originalidade e um leque de soluções tecnológicas que inclusivamente incluem “dar à chave” através de comandos de voz e realidade virtual para os passageiros.

Se ontem noticiámos o Nissan Xmotion, um protótipo que parece ter saído do submundo da ficção científica, este SUV elétrico da GAC também não se fica atrás. O propulsor debita cerca de 240cv e alcança os 410 Nm de binário, transmitindo a potência às quatro rodas, e a aceleração dos 0 aos 100 km/h fixa-se nos 4.4s. Números que tornam este protótipo interessante, acrescentando-se os algarismos referentes à autonomia: 600 quilómetros por carregamentos.

“Quando criamos uma nova marca, estabelecemos uma meta, começamos a partir daí e depois subimos”, referiu o Diretor de Design da GAC, Zhang Fan, responsável pelo desenho peculiar do modelo, sugerindo a ideia de que este é apenas um ponto de partida.

Em 2017, a GAC tinha apresentado em Detroit três modelos: um SUV, um crossover híbrido e um compacto elétrico, mostrando a variedade de modelos que pretende lançar. Este ano, o The Enverge serviu para reforçar a presença da marca no evento, juntamente com o GA4, uma berlina mais comedida que recorre a dois motores a gasolina de 1.3l e 1.5l. Do continente Asiático também viajou para Detroit o SUV sem limites da Lexus.