Os fabricantes de automóveis arriscam-se a perder pontos nos testes de segurança Euro NCAP se não voltarem a introduzir botões físicos nos seus veículos.
A proliferação de enormes ecrãs nos automóveis está a ser feita à custa dos tradicionais botões. Contudo, estes podem estar de regresso em força se os construtores quiserem obter a pontuação máxima nos testes Euro NCAP.
As novas regras que entram em vigor em janeiro de 2026 irão tirar pontos aos veículos que não tenham alguns comandos tradicionais.
O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) pretende retirar pontos aos carros novos testados que não tenham as seguintes funções: indicadores de mudança de direção, intermitentes, buzina, limpa pára-brisas e chamada de emergência. Este último é conhecido por eCall e há vários anos que é obrigatório na União Europeia, estabelecendo uma ligação para o número de emergência em caso de um acidente grave.
Alguns comandos estão regressar
Mas nem todos os construtores estão a montar iPads nos painéis de bordo. A Hyundai, por exemplo, tem vindo a instalar mais comandos tradicionais nos seus modelos e outras marcas como a Toyota nunca abandonaram por completo os atalhos no painel de bordo.
A Skoda descobriu que poderia fazer o compromisso perfeito com três botões físicos e ecrãs imbutidos, permitindo alterar as configurações usando os mesmos comandos. A própria Volkswagen voltou a introduzir botões físicos no novo Passat.
O diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP Matthew Avery explica que esta decisão foi tomada para penalizar os fabricantes que querem obrigar os condutores a depender quase exclusivamente dos ecrãs.
“O excesso de utilização de ecrãs táteis é um problema em toda a indústria, já que quase todos os fabricantes estão a substituir comandos físicos por ecrãs táteis centrais, obrigando os condutores a tirar os olhos da estrada, aumentando o risco de acidentes por distração”, afirma o responsável do Euro NCAP.
“Os novos testes Euro NCAP, que entram em vigor em 2026, vão encorajar os fabricantes a utilizarem comandos físicos separados para as funções básicas de forma intuitiva, diminuindo tempo dos olhos fora da estrada, promovendo, assim, uma condução mais segura”, acrescenta Matthew Avery.
Manter olhos na estrada
É que questão de segurança já que o condutor é forçado a tirar os olhos da estrada e a navegar através de vários submenús de um moderno sistema de informação e comunicação. Os botões e comandos giratórios, por outro lado, estão sempre em localizações familiares no painel de bordo.
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Contudo, será de sublinhar que o Euro NCAP não pode obrigar os fabricantes a voltarem aos comandos convencionais porque se trata de uma entidade independente de testes. Esse tipo de decisão teria de ser tomada pela União Europeia.