No virar do milénio, um automóvel médio, com 4,72 metros de comprimento, cinco bons lugares e bagageira generosa que fosse capaz de acelerar até aos 100 km/h em 6,1 segundos era merecedor de destaque. Em 2024 não passa da versão base do Tesla Model 3. Uma berlina tão despachada como confortável, com um atrativo preço base de 39 990 €.
Hoje é possível a esta mesma berlina entrar em território de superdesportivo sem fazer alarido. Primeiro porque os automóveis elétricos não fazem barulho. Segundo porque dispensa os adereços normalmente associados às versões desportivas dos automóveis com motor de combustão.
Para acelerar até aos 100 km/h em 3,1 segundos, o Tesla Model 3 Performance só precisa de um par de motores com 510 cv. Por fora, com exceção de duas aberturas verticais no para-choques dianteiro, para arrefecimento dos travões, e de um discreto spoiler traseiro em carbono, é virtualmente igual às versões de tração traseira e Long Range.
Observado com atenção é possível identificar os discos de travão de maiores dimensões que espreitam no interior das jantes forjadas de 20 polegadas e perceber que a altura ao solo foi reduzida em 10 mm.