Tesla Model 3 Performance: Lobo em pele de cordeiro

Com 510 cv e um tempo de 3,1 segundos no arranque até aos 100 km/h o Tesla Model 3 Performance é um familiar com performances de desportivo. A suspensão e os travões estão à altura do desafio. Já o preço corresponde às prestações elevadas.

Com 510 cv e um tempo de 3,1 segundos no arranque até aos 100 km/h o Tesla Model 3 Performance é um familiar com performances de desportivo. A suspensão e os travões estão à altura do desafio. Já o preço corresponde às prestações elevadas.

No virar do milénio, um automóvel médio, com 4,72 metros de comprimento, cinco bons lugares e bagageira generosa que fosse capaz de acelerar até aos 100 km/h em 6,1 segundos era merecedor de destaque. Em 2024 não passa da versão base do Tesla Model 3. Uma berlina tão despachada como confortável, com um atrativo preço base de 39 990 €.

Hoje é possível a esta mesma berlina entrar em território de superdesportivo sem fazer alarido. Primeiro porque os automóveis elétricos não fazem barulho. Segundo porque dispensa os adereços normalmente associados às versões desportivas dos automóveis com motor de combustão.

Para acelerar até aos 100 km/h em 3,1 segundos, o Tesla Model 3 Performance só precisa de um par de motores com 510 cv. Por fora, com exceção de duas aberturas verticais no para-choques dianteiro, para arrefecimento dos travões, e de um discreto spoiler traseiro em carbono, é virtualmente igual às versões de tração traseira e Long Range.

Observado com atenção é possível identificar os discos de travão de maiores dimensões que espreitam no interior das jantes forjadas de 20 polegadas e perceber que a altura ao solo foi reduzida em 10 mm.

Componentes como os amortecedores adaptativos, as molas, os casquilhos e as barras estabilizadoras específicas Performance podem ficar longe da vista, mas sentem-se na solidez do pisar. A direção ganhou substância, aproximando o condutor do eixo dianteiro. O Model 3 já se sente. Já se percebem os limites e como estes podem ser utilizados em favor de uma condução condicente com as prestações do Model 3 Performance.

Até estala

No menu dedicado à dinâmica é possível selecionar diversos modos autoexplicativos para a aceleração (Relaxado, Normal e Louco), suspensão e distribuição de binário (Normal e Desportivo) e direção (Leve, Normal e Pesado). E depois há o Modo de Pista. Como uma versão de circuito do modo Individual tradicional, permite ajustar a distribuição do binário em incrementos de 5% entre tudo à frente ou tudo atrás.

O controlo de estabilidade pode variar entre Reduzido, Mínimo e Desligado. A travagem regenerativa segue os mesmos intervalos de 5% entre os zero e os 100%. Por fim é possível acelerar os sistemas de arrefecimento para normalizar mais rapidamente a temperatura dos componentes mais solicitados durante a condução em circuito.

Ou em estrada. Parámos brevemente depois do assalto a uma estrada de serra e fomos surpreendidos por uma série de estalidos e até algum fumo. Naturalmente não era a linha de escape. Eram os travões. O sistema sobredimensionado para o Performance resiste estoicamente à aceleração impressionante do modo Louco. Aceleração Louco, eletrónica Desportivo e a direção Normal.

Esta é a combinação que distingue o Performance dos restantes Model 3. As curvas sucedem-se com um controlo de movimentos de carroçaria superior e a frente segue as coordenadas do volante com uma determinação que se adivinha fruto da distribuição dinâmica do binário entre as quatro rodas.

Encontrando o ponto de equilíbrio é possível usar o acelerador para provocar a traseira. O Model 3 Performance roda como se tivesse um pivot central e sai disparado para a próxima curva. Claro que há outras combinações possíveis, mas para andar “devagar” não é preciso investir 57 490 € num Tesla Model 3 Perfomance.

VEREDICTO

Um automóvel elétrico com prestações de superdesportivo por menos de 60 mil euros é um verdadeiro achado. Como um lobo em pele de cordeiro, o Tesla Model 3 Performance apresenta-se como uma berlina familiar, tranquila e confortável. Até se esmagar o acelerador e ficar, literalmente, colado ao banco. O verdadeiro automóvel para todas as ocasiões, a um preço relativamente acessível.

FICHA TÉCNICA

Tesla Model 3 Performance

PREÇO  51 571€ (52 150€ - unidade ensaiada)

MOTOR 2 X Elétrico

POTÊNCIA 510 cv (380 kW) 

BINÁRIO N. D. NM

TRANSMISSÃO Integral

COMP./LARG./ALT. 4,72/1,85/1,43 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,88 M

PESO 1851 KG

MALA 88 - 425 L

ACEL 0 - 100 KM 3,1 S

VEL. MAX 262 KM/H

CONSUMO WLTP 16,7 (19*) kWh/100 km

CAPACIDADE BATERIA 75 kWh

AUTONOMIA 528 KM (395 KM*)

TEMPO CARGA 8H30 (11 KW)  

POTÊNCIA MÁX. CC 250 kW

* Medições Turbo

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