Mobieco

Publicidade

Elétricos. Tesla “rouba” a liderança à Volkswagen na Alemanha

Texto: Carlos Moura
Data: 20 de Outubro, 2022

A Tesla foi a marca que mais veículos elétricos vendeu na Alemanha nos primeiros nove meses deste ano, desalojando da liderança a Volkswagen. Em setembro, o Model Y também ascendeu ao primeiro lugar da tabela de vendas no mercado germânico, passando o sempre eterno Volkswagen Golf.

A Tesla foi a marca que mais vendeu veículos elétricos na Alemanha nos primeiros nove meses deste ano, “roubando” a liderança à Volkswagen.

Entre janeiro e setembro deste ano, a Tesla vendeu 38.458 veículos novos na Alemanha, o que representa um crescimento de quase 50% relativamente a período homólogo de 2020.

Tesla Y já incomoda a concorrência na Alemanha

Quem não ficou particularmente satisfeita com os resultados alcançados pela Tesla foi a Volkswagen que registou uma quebra nas vendas de veículos elétricos de 40%, para 32.236 unidades.

Todavia, algumas marcas do Volkswagen Group tiveram mais algum sucesso. Por exemplo, quer a Audi, quer a Seat viram aumentar as vendas de veículos elétricos nos primeiros nove meses deste ano e apesar da diminuição das matrículas de veículos elétricos do Volkswagen Group no mercado doméstico, assistiu-se a um crescimento a nível global. 

Assim, as vendas totais de veículos elétricos aumentaram 25% entre janeiro e setembro face ao mesmo período de 2021.Contudo, as vendas totais das marcas do grupo Volkswagen diminuíram 13% este ano, incluindo veículos de combustão interna, híbridos e elétricos.

Sucesso para Model Y

O retrocesso nas entregas pode ser explicado não só pelos constrangimentos na cadeia de abastecimento, mas também o aumento da inflação e dos custos de energia, o quais limitaram a procura, especialmente na Europa.

“A situação tensa da componente de abastecimento obrigou a ajustamentos contínuos na produção. Esperamos a estabilização do abastecimento no decurso do próximo ano”, afirmou um porta-voz da Volkswagen ao Auto News.

LEIA TAMBÉM
Tesla prepara aumento da produção na fábrica de Berlim

O sucesso da Tesla na Alemanha vem acompanhado pelo desempenho do Model Y naquele país, que foi o mais vendido naquele mercado no mês de setembro, com a entrega aos clientes de 9848 unidades, superando o Volkswagen Golf que se ficou nas sete mil unidades vendidas.