Mobieco

Publicidade

A par da China. Tesla anuncia lançamento do FSD na Europa

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Setembro, 2024

Já disponível nos EUA, a Tesla acaba de agendar o lançamento do seu sistema de condução totalmente autónoma FSD na Europa e na China. Mais concretamente, em 2025.

O anúncio da decisão foi feito através da rede social X, propriedade do multimilionário dono também da Tesla Motors, Elon Musk, num post em que a empresa norte-americana de veículos exclusivamente elétricos agenda para “o primeiro trimestre de 2025”, a disponibilização do seu software de condução totalmente autónoma, vulgo FSD (Full Self Driving), na Europa e na China.

Contudo e no mesmo post, a Tesla também refere que, o lançamento da tecnologia nestes dois continentes, está ainda dependente das necessárias autorizações e regulamentações legislativas, delineadas pelos respectivos governos.

Quiçá também por esse motivo, um Tesla Model X de testes, equipado com a versão mais recente do sistema FSD, foi recentemente avistado na Europa, a realizar demonstrações a altos funcionários governamentais de alguns países, sobre aquelas que são as capacidades do sistema de condução autónoma do fabricante de Austin, noticia o site InsideEVs.

Vale a pena recordar que, tal como a China, também na Europa, há muito que correm rumores sobre a possibilidade da marca norte-americana disponibilizar da versão mais completa do seu AutoPilot, aos consumidores europeus. Algo que terá ficado mais perto de acontecer, a partir do momento em que, nalguns países europeus, como a Alemanha oua Suécia, foi aprovada legislação a permitir a utilização de sistemas de condução autónoma mais avançados e, no caso da Tesla, sem necessidade de alterações profundas na sua tecnologia.

LEIA TAMBÉM
Depois do 3. Tesla prepara renovação do best-seller Model Y

Contudo e especialmente quanto à data agora anunciada, também vale a pena recordar que, não seria a primeira vez que, os prazos apresentados pela Tesla, para lançamento de um novo modelo ou tecnologia na Europa, acabariam revelando-se demasiado optimistas.

De resto e até mesmo pela necessidade de aprovações legislativas e regulamentares que, tradicionalmente, tendem a demorar mais do que previsto, o mais certo é que o lançamento dO FSD na Europa tenda a “escorregar” no calendário…