Mobieco

Publicidade

Tesla já é uma das dez marcas mais vendidas em Portugal

Texto: Carlos Moura
Data: 2 de Abril, 2024

No primeiro trimestre de 2024, a Tesla foi uma das dez marcas mais vendidas em Portugal, sendo a liderança detida pela Peugeot. A progressão da insígnia norte-americana está diretamente relacionada com o aumento da penetração de veículos elétricos no nosso país, os quais já representam 16% das matrículas.

A Tesla foi a nona marca de automóveis mais vendida em Portugal no primeiro trimestre de 2024, segundo revelam as estatísticas da ACAP – Associação Automóvel de Portugal. Nos três primeiros meses deste ano foram matriculados 2888 veículos elétricos da insígnia fundada por Elon Musk, que assim registou um crescimento de 37,7% face a período homólogo de 2023. A taxa de penetração passou a ser de 4,89%.

Com este desempenho, a Tesla ficou à frente de marcas “históricas” no mercado nacional como a Volkswagen, Opel, Fiat, Seat, Volvo, Mitsubishi, Ford, Audi, Skoda, entre outras.

A ascensão da Tesla acompanha a tendência de aumento de penetração de veículos eletrificados no mercado nacional. Segundo a ACAP, 51,5% das matrículas no primeiro trimestre de 2024 correspondem a veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, seguindo-se as viaturas a gasolina, com 40,3% e, finalmente, a gasóleo, com apenas 8,2%.

Entre os veículos movidos a energias alternativas, os elétricos a bateria (BEV) têm uma ligeira vantagem sobre os híbridos “puros” (HEV), 16,0% contra 15,4%, enquanto os híbridos com bateria recarregável externamente (PHEV) representam 12% das matrículas.

Peugeot segura liderança

Por marcas, a Peugeot foi líder de mercado em Portugal nos ligeiros de passageiros e nos comerciais ligeiros, tendo matriculado 6.854 e 1255 unidades respetivamente.

Nos lugares imediatos surgem a Renault e a Dacia, as quais matricularam 4863 e 4494 unidades, respetivamente. Na quarta posição ficou uma marca premium, a Mercedes-Benz, com 4301 unidades matriculadas e no lugar imediato surge mais uma insígnia do Grupo Stellantis, a Citroën, com 3874 unidades. 

A sexta posição da tabela de vendas foi ocupada por outra marca “premium”, a BMW, que matriculou 2939 veículos no primeiro trimestre. Nos sétimo e oitavo lugares aparecem duas marcas de origem japonesa, a Toyota e a Nissan, e separadas por apenas três unidades, com 2939 unidades contra 2936. A Kia encerra a lista das dez primeiras marcas mais vendidas no nosso país entre janeiro e março de 2024 com 2295 unidades.

LEIA TAMBÉM
Veículos elétricos já vendem mais do que os diesel na Europa

Por grupos, a Stellantis canta vitória com 19 678 unidades matriculadas das marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot, que representam uma quota de mercado de 29,5%.

Por sua vez, as cinco marcas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que em Portugal têm distribuidores diferentes, matricularam, no conjunto, 13646 unidades.