Tesla cancela extensor de autonomia para a Cybertruck

A Tesla cancelou o extensor de autonomia há muito prometido para a Cybertruck. Sem ele, a pick-up norte-americana fica muito aquém do alcance anunciado de 800 km.

A Tesla voltou a ser notícia com a sua Cybertruck, e mais uma vez não foi pelas melhores razões. Após meses de promessas e sucessivos adiamentos, a empresa norte-americana confirmou que não irá disponibilizar o aguardado extensor de autonomia para a carrinha pickup.

De acordo com um e-mail enviado a um cliente, divulgado pelo site Electrek, a marca de Palo Alto confirmou que a opção de um extensor de autonomia está oficialmente cancelada e que os depósitos efetuados serão reembolsados.

"Obrigado por ser proprietário de um Cybertruck", lia-se no email, segundo a publicação. "Deixámos de planear vender o extensor de autonomia para o Cybertruck. Como resultado, iremos reembolsar o seu depósito na totalidade. O montante será devolvido através do método de pagamento original utilizado na transação".

Promessas não cumpridas

Isto é o fim de uma história que já durava há meses, mas não é a única promessa que ficou por cumprir.

Quando a Tesla revelou a Cybertruck, anunciou para a Cyberbeast (a sua versão de topo de gama com três motores) uma autonomia de 800 km. Contudo, em 2023, foi lançada com um alcance de 515 km, medidos no ciclo norte-americano.

Para o emendar, a marca liderada por Elon Musk anunciou um extensor de autonomia como opcional. Este não seria mais do que uma bateria adicional posicionada na caixa de carga e que aumentaria o alcance desta versão para os 705 km, com ganhos semelhantes para as restantes versões. Porém, ainda longe dos 800 km originalmente anunciados.

Previsto para o início de 2025, a Tesla começou a aceitar reservas por dois mil dólares. Contudo, o opcional acabou sendo adiado para “meados de 2025” e em abril deixou de estar disponível no site da marca norte-americana, sem qualquer explicação oficial.

O desaparecimento do opcional levou muitos a especularem que o extensor de autonomia seria suspenso ou até cancelado. Esta última hipótese acaba mesmo de ser confirmada.