Tesla aprova bónus de 26 mil milhões de euros para Elon Musk

A Tesla aprovou um plano de compensação de 96 milhões novas ações para Elon Musk. No entanto, o CEO só receberá o bónus se forem cumpridas duas condições.

A Tesla aprovou um novo plano de compensação para Elon Musk no valor de cerca de 26,6 mil milhões de euros, atribuindo-lhe 96 milhões novas ações.

A medida pretende manter Musk, o rosto público da Tesla e arquiteto da sua estratégia de táxis-robotizados, focado no fabricante de veículos elétricos enquanto este faz a transição do setor automóvel para soluções de mobilidade mais automatizadas.

A empresa descreveu esta atribuição “interina” como um primeiro passo para honrar o pacote salarial de mais de 50 mil milhões de dólares (cerca de 45,9 mil milhões de euros) acordado em 2018, mas que foi anulado no ano passado por um tribunal de Delaware, nos Estados Unidos.

Condições para a atribuição

O novo pacote depende de duas condições: que Musk permaneça num cargo executivo de topo da Tesla durante mais dois anos e que o tribunal não restabeleça o pacote salarial de 2018 atualmente sob recurso.

O CEO da Tesla terá ainda de manter as ações durante cinco anos e poderá adquiri-las a 23,34 dólares por ação (cerca de 21,40 euros), o mesmo preço praticado no pacote de 2018.

O conselho da empresa norte-americana adiantou que não haverá “dupla compensação”, anulando esta nova atribuição caso o pacote de 2018 seja validado judicialmente.

Reação dos mercados

Esta decisão também procura responder às dúvidas sobre o futuro de Musk na empresa norte-americana, após meses de instabilidade, polémicas políticas e a crescente dedicação a outros projetos como a startup de Inteligência Artificial, xAI. O próprio chegou a ameaçar abandonar a Tesla se não lhe fosse atribuído mais controlo.

Além disso, as vendas da Tesla têm caído devido a uma gama de veículos envelhecida, à forte concorrência e também à má imagem causada pelas posições políticas de Musk.

  • Vendas da Tesla voltaram a cair na Europa

    ID: 205174 | 4539421832

Contudo, de acordo com a Reuters, os investidores e analistas receberam bem a notícia, levando as ações da Tesla a subir quase 2%. Até à data, as ações caíram cerca de 25% só neste ano.

E de acordo com os cálculos da mesma publicação, com base em dados da LSEG, o novo pacote acionista aumentará a participação de Musk na Tesla (já a maior) de 12,7% (já a maior) para mais de 15%.

Com este novo pacote, a Tesla tenta a estabilidade da sua liderança e reforçar a confiança dos investidores numa fase de transição.