Mobieco

Publicidade

Tesla apresenta prejuízos e atrasa a produção do Model 3

Texto: Miguel Policarpo
Data: 2 de Novembro, 2017

A Tesla registou prejuízos de 619,4 milhões de dólares (532,5 milhões de euros) no terceiro trimestre deste ano e anuncia o atraso na produção do Model 3.

É mesmo o pior trimestre de sempre da Tesla. O fabricante norte-americano apresentou prejuízos na ordem dos 619,4 milhões de dólares (532,5 milhões de euros), revelando um investimento de capital de 1100 milhões de dólares, cerca de 945,8 milhões de euros, e um pagamento adicional de 325 milhões de dólares (279,4 milhões de euros) decorrente de um crédito. No período homólogo do ano anterior, a Tesla apresentava lucros de 21,9 milhões de dólares (18,8 milhões de euros).

A esta situação financeira junta-se outra notícia igualmente má para a Tesla. A produção do Tesla Model 3, que teve início em julho, sofreu um revés, sobretudo devido a constrangimentos na linha de montagem dos módulos de baterias na Gigafactory, Nevada, EUA. Desta forma, a Tesla não vai cumprir o objetivo de fabricar 5,000 unidades deste modelo por semana a partir de dezembro, conforme planeado, não havendo certezas de que esta meta de volume de produção seja alcançada ainda no primeiro trimestre de 2018.

Elon Musk confessa ter estado “muito deprimido há três ou quatro semanas” devido a estes contratempos. Até ao final do terceiro trimestre deste ano, apenas 260 unidades do Model 3 foram fabricadas. A previsão era de que, por essa altura, 1500 unidades deste modelo saíssem das fábricas da Tesla. Este não é o único atraso anunciado pela Tesla no espaço de um mês, juntando-se ao adiamento do veículo pesado da marca e do SUV X.

Recorde-se que mais de 500 mil unidades do Model 3 já estão encomendadas.

Leia também: 5 factos sobre o Tesla Model 3