Tem medo dos cruzamentos? Esta tecnologia resolve…

Texto: Nuno Fatela
Data: 9 Outubro, 2018

Foi revelada pela Honda a ‘Smart Intersection Technology’, uma inovação que permite ver através das intersecções e pode acabar com a ansiedade daqueles que têm medo dos cruzamentos

No ambiente do trânsito, as intersecções com várias vias são um dos cenários mais complicados com que os condutores se deparam. Não admira, por isso, que alguns tenham mesmo o que se pode definir como medo dos cruzamentos, já que a complexidade causada pela interseção de múltiplas vias é algo que exige muita experiência e calma para evitar acidentes. Agora, de forma a facilitar a vida dos automobilistas, a Honda revelou nos Estados Unidos a ‘Smart Intersection Technology’.

O nome, traduzido para português, significa algo como tecnologia inteligente para interseções. A base está nos sistemas que possibilitam aos automóveis comunicarem para o exterior, tanto para outras viaturas (V2V) como para as infraestruturas (V2I), permitindo-lhes recolher antecipadamente informações sobre o que vão encontrar. Para tal, foi implementada em Marshville, Ohio, um programa que recorre a estas capacidades para acabar com o medo dos cruzamentos.

O sistema recorre a um conjunto de quatro câmaras colocadas em cada semáforo junto das interseções. Estas ficam responsáveis por captar o movimento, a 360º, dos automóveis e também dos peões. Estas informações são posteriormente fornecidas aos veículos. Aqui, os softwares descodificam os dados e, reconhecendo potenciais perigos, oferecem alertas visuais e sonoros para os condutores, evitando colisões. Para testar esta tecnologia, que pode terminar com o medo dos cruzamentos, a Honda vai implementar nesta fase de testes um total de 200 automóveis numa zona específica de Marshville, conhecida como ’33 Smart Mobility Project’.

 

Descubra outros projetos dos fabricantes automóveis em que a comunicação dos automóveis para o exterior se revela essencial:

Volvo usa ‘cloud’ para alertar os automóveis que o seguem na estrada de perigos eminentes
Jaguar Land Rover vão antecipar as mudanças de tempo
Audi estreia V2I em Las Vegas
Ford escutam sirenes com comunicação entre veículos
Volkswagen serão capazes de comunicar entre si no próximo ano

 

Partilhar