Primeiro modelo da marca de Hamamatsu concebido, produzido e comercializado em exclusivo na Europa, o Suzuki S-Cross está a comemorar 10 anos de existência, numa altura em que está disponível naquela que é a sua segunda geração, impulsionada por motorizações híbridas.
Apresentado, naquela que foi a sua primeira geração, no Salão Automóvel de Genebra de 2013, o Suzuki S-Cross é o primeiro modelo da marca japonesa nascido exclusivamente para o Velho Continente, tendo como origem a fábrica Suzuki Magyar, na Hungria. Local de onde saíram as mais de 300.000 unidades já comercializadas na Europa.
Nascido das cinzas do então SX4, o S-Cross destaca-se, nesta sua segunda geração, pelo facto de já contar com sistemas de propulsão híbridos, dos quais faz parte um híbrido convencional, que combina o novo bloco 1.5 litros Dualjet a gasolina de 102 cv com um motor elétrico a garantir mais 33 cv de potência. E que, graças também à acção do motor/gerador elétrico (MGU – Motor Generator Unit) e da bateria de iões de lítio de 140V mais inversor (sistema Power Back), consegue reduzir as emissões e consumos, nomeadamente, circulando em modo exclusivamente elétrico, por curtos períodos.
Além desta solução, um sistema de propulsão Mild Hybrid, também descrito como híbrido suave, e que, graças ao sistema Smart Hybrid Vehicle by Suzuki (SHVS), sinónimo de integração de um gerador ISG (Integrated Starter Generator) de 48V, uma bateria de iões de lítio de 48V e um conversor DC/DC de 48V a 12V, consegue reduções no consumo de combustível que a Suzuki poderem variar entre os 15 e os 12 por cento. Sendo que e ao mesmo tempo, este sistema também apoia o novo motor de combustão de 130 cv, com mais 14 cv, segundo as necessidades da condução.
LEIA TAMBÉM
Suzuki Swace renovado à imagem e semelhança do seu gémeo da Toyota
Já no domínio da tecnologia e da segurança, um sistema de conectividade baseado no Suzuki Connect e que permite que, por exemplo, o proprietário possa estar em contacto permanente com o automóvel, através de uma aplicação para smartphone, enquanto, em termos de ajudas à condução, a garantia de sistemas como o Suzuki Safety Support, que engloba o alerta de colisão frontal iminente (Dual Sensor Brake Support – DSBS), o controle de velocidade adaptativo com função Stop&Go e que é capaz de imobilizar por completo o veículo, para, em seguida, arrancar de novo, ou ainda a câmara de 360 graus.
Num modelo de visual e características verdadeiramente offroad, como é o caso da maior altura ao solo ou da tracção às quatro rodas, fruto de um sistema 4WD Allgrip com quatro modos de funcionamento – Auto, Sport, Snow e Lock -, a garantia, ainda, de um habitáculo com capacidade para acomodar até cinco ocupantes, onde não falta versatilidade, além de uma capacidade de carga acima da média do segmento.