A Suzuki revelou o protótipo da versão de produção do novo Swift, que deverá ser apresentado em 2024, com um design exterior e interior ligeiramente revisto.
A principal novidade da Suzuki no Salão da Mobilidade de Tóquio foi o Swift Concept. Apesar de anunciado como protótipo apresenta já muitas das caraterísticas da versão de produção que deverá estrear em 2024.
O atual Swift foi lançado em 2016 e renovado em 2020, pelo que era necessária uma atualização mais profunda. O novo modelo mantém os principais elementos estilísticos do seu antecessor, juntamente com as formas da carroçaria e as proporções. Os estilistas da Suzuki aproveitaram para redesenhar a carroçaria para melhorar a aerodinâmica.
A nova secção frontal é dominada por um grelha ligeiramente menor em favo de mel, tendo o logotipo da marca sido deslocado para baixo. Os grupos óticos têm uma nova forma e novas luzes LED, combinando-se com uma tomada de ar mais discreta no pára-choques.
O perfil mantém o tratamento bi-color, com acabamentos em preto nos espelhos, nos pilares e no teto, mas ganha um novo caráter na linha acima dos puxadores das portas. A traseira apresenta luzes LED mais pequenas e quadradas, com fundo escuro e um friso preto na parte inferior do pára-choques.
Dimensões mantêm-se
Em termos de dimensões exteriores, o novo Swift tem um comprimento de 3,86 metros, uma largura de 1,70 metros, uma altura de 1,50 metros e uma largura de 2,45 metros. Isto significa que poucas alterações terá, confirmando que será baseado numa versão da atual arquitetura Heartect.
O interior foi revisto, adotando um design semelhante ao do Baleno, embora o friso em plástico branco que vem das portas transmita um ar mais moderno. O ecrã tátil, provavelmente de 9”, tem poucos atalhos sensíveis ao toque.
O volante multifunções é conhecido de outros modelos da gama da Suzuki, assim como os comandos da climatização com teclas em vez de botões giratórios. O painel de instrumentos tem mostradores analógicos com um pequeno ecrã entre eles. Curiosamente existe uma ranhura para CD na consola central, por cima de várias portas USB.