O ano de 2024 promete ser fértil em novidades, designadamente nos segmentos dos SUV compactos e médios, incluindo as cinco propostas aqui apresentadas e que vale a pena esperar.
O ano de 2024 está cada vez mais próximo e muitos portugueses gostariam de comprar um veículo novo, de preferência da tipologia da moda: SUV, de dimensões compactas ou médias. Por isso sugerimos cinco modelos deste tipo que valerá a pena esperar para comprar no ano que aí.
Após a passagem de ano estão previstos importantes lançamentos que se afiguram como muito interessantes para os consumidores e a maioria deles com baixo impacto em termos de emissões, permitindo, assim, cumprir alguns dos desígnios traçados nas conclusões da recente COP23 no Dubai, que aponta para a necessidade do afastamento dos combustíveis fósseis.
Entretanto já foi aprovada legislação pela União Europeia que obriga a um corte das emissões de dióxido de carbono de 55% até 2030 por parte dos ligeiros de passageiros novos introduzidos no mercado face aos níveis de 2021, sendo que a partir de 2035 não deverão produzir emissões.
Na prática, isto significa o fim da comercialização de viaturas novas movidas a combustíveis fósseis. Com motores de combustão só se utilizarem combustíveis sintéticos ou outras alternativas como o hidrogénio. Os fabricantes já se estão a preparar para o novo cenário e nesta fase de transição estão a desenvolver novos modelos eletrificados, isto é, elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos "puros" (HEV). Alguns chegam ao mercado já em 2024.
Alfa Romeo Milano
Um dos modelos mais aguardados é o pequeno SUV da Alfa Romeo que, afinal, já não se vai chamar Brennero, mas, sim, Milano. A marca justifica que se trata de uma homenagem à cidade de Milão, onde a insígnia foi criada em 1910. A primeira foto oficial é alusiva à ligação entre o passado e o futuro, que passa pelo novo crossover.
O novo Alfa Romeo Milano vai ser oficialmente apresentado em abril de 2024, mas as primeiras unidades só começam a ser entregues em setembro.

O novo SUV compacto vai ser construído com base na plataforma eCMP2 do grupo Stellantis e será um "irmão gémeo" do Jeep Avenger e do Fiat 600. Numa primeira fase estará disponível numa versão elétrica, com motor de 115 kW (146 cv) de potência e 260 Nm de binário, alimentado por uma bateria com uma capacidade útil de 51 kWh.
Citroën ë-C3
Grandes expectativas está igualmente a gerar o novo Citroën ë-C3, com a marca do double chevron a reivindicar que este modelo já registou mais de dez mil pré-reservas no primeiro mês de comercialização. Portugal é mesmo um dos quatro países com maior número de pré-reservas.
Apontado ao segmento B, o Citroën ë-C3 apresenta-se como o primeiro veículo elétrico acessível da Europa, à venda entre 23 300 e 27 800 euros, estando disponível no site de reservas da marca em dois níveis de equipamento: You e Max.

O Citroën ë-C3 vai ser proposto apenas numa única motorização elétrica, que faz a sua estreia em modelos da Stellantis, a qual anuncia uma potência de 114 cv. Este motor elétrico é alimentado por uma bateria de LFP (Fosfato de Ferro-Lítio), que garante uma autonomia de até 320 quilómetros. Além de carregamentos em corrente alterna a 7 kW ou 11 kW, também irá aceitar em corrente contínua até 100 kW, sendo possível recuperar entre 20% a 80% em 26 minutos.
Cupra Tavascan
Com base na arquitetura MEB do Volkswagen Group, a Cupra desenvolveu o seu segundo modelo elétrico a bateria. Trata-se do Tavascan, um SUV-Coupé, cujo design final permanece fiel ao protótipo revelado no IAA de Frankfurt em 2019. Quatro anos depois, este modelo estava em destaque no stand do Volkswagen Group do IAA Mobility de Munique.
O SUV-Coupé da Cupra adota a mais recente linguagem de design da Cupra, que exteriormente se carateriza pelas proporções atléticas e desportivas. A partir da secção dianteira, a iluminação de matriz LED com assinatura visual de três triângulos é imediatamente identificável.

O Cupra Tavascan vai ser disponibilizado em dois níveis de potência: 210 kW (286 cv) e 250 kW (340 cv). A versão mais potente possui tração integral, pois conta com dois motores, permitindo ao Tavascan VZ acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos.
A linha motriz inclui uma bateria de 77 kWh de capacidade, que proporciona uma autonomia de até 550 quilómetros. A marca adianta que é possível recuperar até 100 quilómetros de autonomia em apenas sete minutos. Se a capacidade diminuir para 10% poderá ser reabastecida para 80% em menos de 30 minutos num posto de carregamento de 135 kW.
Kia EV3
O crossover elétrico de segmento C da Kia vai ser o EV3, já apontado como o sucessor do atual Soul EV. Segundo a marca sul-coreana, aquela proposta irá oferecer aos utilizadores a tecnologia, o pragmatismo e o design do SUV de referência da Kia, o EV9, numa forma compacta e acessível, a par de uma interpretação muito própria da conhecida frente "Tiger's Face".

O tratamento de design do habitáculo, com o para-brisas deslocado para a frente e o longo tejadilho inclinado, cria uma silhueta única. A arquitetura robusta das cavas das rodas quadradas, recortadas com ângulos assimétricos, resulta numa impressão marcante.
O EV3 recorre à já conhecida plataforma E-GMP para propor não apenas vários tipos de bateria e configurações de trem de força (com tracção 4×2 e 4×4). A linha motriz elétrica estará disponível em níveis de potência dos 218 cv aos 306 cv.
Lexus LBX
Apontado como sucessor do hatchback CT, o Lexus LBX é um SUV premium de segmento B, construído com base na plataforma Toyota TNGA-B, a mesma do Yaris Cross. A nova proposta tem o objetivo de conquistar novos clientes para a marca, adotando critérios mais valorizados pelos mesmos, como é o caso da imagem, sendo mesmo o primeiro abdicar da tradicional grelha, fusiforme.

O habitáculo, por sua vez, procura elevar a sensação de qualidade para patamares mais próximos de segmentos superiores, aproveitando elementos do seu irmão de segmento C, o NX.
No capítulo mecânico estará disponível um motor a gasolina de três cilindros com 136 cv, associado a uma caixa de variação contínuo da Toyota e a um sistema híbrido com uma bateria de 2 kWh. O LBX terá tração dianteira, mas existe a possibilidade de ser colocado um segundo motor elétrico, aumentando a tração em pisos escorregadios.