Sultão do Brunei: conheça alguns unicórnios do mundo automóvel

Fugas de imagens da garagem do Sultão do Brunei não são comuns. Mas quando acontecem, descobrem-se Ferraris únicos, Bentleys especiais e outros modelos lendários. Fique a conhecer alguns dos carros da coleção.

A coleção de automóveis do Sultão do Brunei é, muito provavelmente, das coleções mais lendárias do mundo.

Estamos a falar de uma das maiores e mais secretas frotas do mundo, com milhares de carros de luxo e modelos únicos que raramente chegam a ver a luz do dia.

As últimas imagens divulgadas começaram a circular pelas redes sociais em novembro de 2024, reavivando o interesse de muitos entusiastas, colecionadores e petrolheads no geral.

As fotografias, datadas de 2001, foram partilhadas pelas contas de Instagram brunei_cars_2001 e taffy_c_s_145, e alegadamente terão sido divulgadas após um desentendimento entre membros de um grupo restrito que guardava os registos.

Quando tudo começou

A coleção começou a ganhar volume quando o principe Jefri Bolkiah – irmão do Sultão do Brunei e então ministro das finanças – foi acusado de desvio de fundos e teve de entregar 2000 automóveis para restituir o valor desviado.

No entanto, importa referir que já antes disto a coleção de Hassanal Bolkiah, o Sultão do Brunei, era de deixar qualquer petrolhead de boca aberta. Exemplo disso são os Bentley únicos do Sultão, que durante a década de 80, permitiram a marca britânica manter as contas “no verde”.

Com o decorrer dos anos, alguns veículos acabaram por ser vendidos, mas a maioria continua envolta em segredo, com a única informação a ser proveniente destas fugas de imagens. Atualmente, estima-se que a coleção seja composta por 7 mil veículos.

  • Quando a Bentley foi salva pelo Sultão de Brunei

    ID: 204395 | 4069878793

Unicórnios do mundo automóvel

Entre os modelos mais invulgares da coleção está o Bentley Dominator, um SUV exclusivo que, de certa forma, antecipou o Bentayga (por ser um SUV).

Como qualquer outro petrolhead, o Sultão também era fã da Ferrari, e o seu poder de compra muito acima da média contribuiu para uma relação exclusiva com a marca de Maranello.

Fruto dessa relação, surgiram projetos únicos como o Ferrari 456GT Estate, uma versão shooting shooting brake do desportivo italiano, mas também saltam à vista os vários F40, um 288 GTO Evoluzione (um de cinco construídos) e vários Testarossa descapotáveis (só foram construídos oito no total).

E não só

Além destes, são vários os Mclaren F1 que possui, entre eles vários GTR e dois dos cinco LM produzidos. Entre desportivos, perde-se a conta aos Porsche, Lamborghini, Aston Martin e ainda aos Bugatti EB110.

Além de ter os carros mais raros e valiosos do planeta, a coleção também inclui protótipos e versões funcionais destes, sem esquecer os modelos únicos de outras marcas construídos para o Sultão.

Por último, mas sem desmerecendo, importa referir que a coleção também inclui alguns clássicos japoneses que atualmente atingem valores de supercarros no mercado de usados. Noutras fotografias, saltam à vista alguns Toyota Supra (MK2 e MK4), dois Nissan Skyline GT-R R32, entre outros.