Mais de metade dos veículos comerciais têm algum tipo de transformação ou personalização. Com o objetivo de subir na cadeia de valor e chamar para si algum desse potencial de mercado, os fabricantes estão a desenvolver soluções “chave na mão”, que incluem não só o veículo, mas, também, a carroçaria, com garantia de marca.
A Stellantis Pro One está a implementar o programa Stellantis CustomFit, que cobre atualmente cerca de metade da produção de veículos comerciais das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, e que também integra soluções desenvolvidas em colaboração com uma rede mundial de mais de 550 parceiros certificados.
Aquela vasta rede possibilita à Stellantis responder às necessidades dos clientes, fornecendo veículos transformados através da rede de concessionários, com reflexo ao nível da otimização dos prazos de entrega e a experiência do cliente.
No ano passado, a Stellantis registou um crescimento de 25% nas conversões realizadas em conjunto com parceiros certificados, duplicou o número de unidades transformadas internamente, em fábrica, para grandes frotas e viu as suas vendas aumentarem 35% na Europa. Contudo, representaram apenas oito por cento do total em 2024 e o objetivo até 2026 passa pelo aumento até 15%.