Stellantis CustomFit oferece transformações à medida

A Stellantis Pro One está a implementar nas suas seis fábricas europeias o programa CustomFit, que permite a disponibilização de veículos transformados ou personalizados à medida das necessidades de cada cliente. Tudo chave na mão e com garantia de marca.

Mais de metade dos veículos comerciais têm algum tipo de transformação ou personalização. Com o objetivo de subir na cadeia de valor e chamar para si algum desse potencial de mercado, os fabricantes estão a desenvolver soluções “chave na mão”, que incluem não só o veículo, mas, também, a carroçaria, com garantia de marca.

A Stellantis Pro One está a implementar o programa Stellantis CustomFit, que cobre atualmente cerca de metade da produção de veículos comerciais das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, e que também integra soluções desenvolvidas em colaboração com uma rede mundial de mais de 550 parceiros certificados.

Aquela vasta rede possibilita à Stellantis responder às necessidades dos clientes, fornecendo veículos transformados através da rede de concessionários, com reflexo ao nível da otimização dos prazos de entrega e a experiência do cliente.

No ano passado, a Stellantis registou um crescimento de 25% nas conversões realizadas em conjunto com parceiros certificados, duplicou o número de unidades transformadas internamente, em fábrica, para grandes frotas e viu as suas vendas aumentarem 35% na Europa. Contudo, representaram apenas oito por cento do total em 2024 e o objetivo até 2026 passa pelo aumento até 15%.

Para alcançar este objetivo, a Stellantis Pro One está a implementar uma equipa dedicada de personalização, que terá a responsabilidade de desenvolver uma catálogo europeu online e uma ferramenta digital CustomFit que permitirá assegurar o processo de encomenda, envolvendo o cliente, o concessionário e a fábrica.

Centros CustomFit

Cada uma das unidades de produção europeias do grupo - Atessa (Itália), Gliwice (Polónia), Hordain (França), Ellesmere Port (Reino Unido), Vigo (Espanha) e Mangualde (Portugal) - vai ter um Centro CustomFit, que terá a tarefa de assegurar a gestão do catálogo de personalizações, o planeamento das atividades, a gestão do inventário de material, a execução da personalização e o controlo de qualidade.

Mais ambicioso é o programa de personalização de veículos em fábrica, que pode incluir a colocação de um piso em borracha, painéis laterais em madeira a meia altura, apoios para as mãos, armários no compartimento de carga ou mesmo a decoração exterior das viaturas - que deverá aumentar dos 9% do total de viaturas produzidas em 2024 para até 40% em 2026.

Esta área contará igualmente com um catálogo digital específico que abrangerá equipamentos de conforto, segurança, proteção, multimedia, acesso elétrico, estilo, jantes, soluções de transporte.

Cargo Box

Uma das soluções chave na mão disponibilizadas pela Stellantis Pro One é o Cargo Box, que foi apresentado na edição do 2024 do IAA Transportation, em Hannover. Esta solução  foi desenvolvida a partir do derivativo chassis-cabina L3, tendo sido montado um contentor de carga que oferece um volume útil de 18m3, graças à combinação de um comprimento interno de 4,23 metros, uma largura de 2,03 metros e uma altura de 2,15 metros.

Para facilitar as operações de carga e descarga está disponível uma plataforma elevatória.O Cargo Box é baseado na versão elétrica do chassis-cabina, que associa um motor elétrico com potência de 270 cv (200 kW) e binário de 410 Nm com uma bateria de 110 kWh, sendo anunciada nesta aplicação uma autonomia de até 323 quilómetros.

Para os operadores que necessitarem de um maior volume útil de carga até 20,5 m3, o Cargo Box também será proposto na configuração L4, permitindo disponibilizar um compartimento de carga com um comprimento interior de 4,50 metros e uma altura de 2,30 metros.

Para otimizar a disponibilidade operacional dos comerciais de grandes dimensões, a Stellantis Pro One passou a incluir, de série, um carregador de 22 kW em corrente alterna, permitindo recuperar a capacidade total da bateria para apenas seis horas, reduzindo para metade o tempo de carregamento proporcionado pela anterior solução de 11 kW.