Mobiecosion ev header

‘Start-up’ alemã a um passo de produzir este Sion EV acessível

Texto: Filipe Bragança
Data: 22 Janeiro, 2020

Os planos da Sono Motors, de produzir o Sion EV, são para ir para a frente. Tudo graças a uma campanha de ‘crowdfunding’ notável.

O Sion é um veículo eléctrico, que se encontra a ser desenvolvido pela ‘start-up’ alemã, Sono Motors, há já alguns anos. Depois de uma fase atribulada, que quase colocou um ponto final nas aspirações da empresa, eis que chega uma luz ao fundo do túnel.

Depois de terem sido aconselhados a desistir do projecto, por alguns consultores financeiros, a empresa decidiu procurar o investimento que precisava, através de uma campanha de ‘crowdfunding’. Os resultados acabariam por superar as expectativas mais optimistas.

Mais de 50 milhões de euros em 50 dias

Em apenas 50 dias, o projecto Sion EV foi capaz de angariar mais de 53 milhões de euros -- mais três milhões que o objectivo traçado. Estes números traduzem-se numa nova esperança, uma vez que este é o capital necessário para que a empresa avance para a fase de produção, até então adiada.

“Percebemos no decorrer destes últimos meses, que temos objectivos totalmente diferentes, daqueles dos investidores tradicionais. Crescimento agressivo e lucros rápidos são difíceis de reconciliar com um conceito de veículo sustentável” -- disse o CEO da Sono Motors.

Campanha Sono Motors
Campanha superou o objectivo

Sion traz 255 km de autonomia

A produção deste veículo eléctrico fica então marcada para Setembro de 2021. Espera-se que os paineis solares do Sion EV sejam capazes de recuperar pelo menos 34 km, dos 255 de autonomia total.

O projecto atraiu engenheiros de marcas como a Nissan, Honda ou Opel. A empresa espera ainda ser capaz de colocar o Sion à venda, no mercado europeu, pelo preço de 16.000€.

VEJA TAMBÉM
Uniti One é o citadino eléctrico mais barato do mercado

Fonte: Automotive News Europe